A gestão eficiente do capital humano é essencial para o sucesso de qualquer organização. Confira aqui dicas incríveis para melhorar o seu RH!

O departamento de Recursos Humanos é o responsável por gerir o principal ativo de uma organização: o capital humano. Em linhas gerais, a função do RH é atrair, desenvolver e reter colaboradores de alta performance para integrar o quadro de funcionários de uma companhia.

Essas tarefas são cruciais para a existência e a relevância de uma empresa, pois, em um mercado cada vez mais competitivo, ter profissionais competentes é um fator determinante para o desempenho, lucratividade e longevidade dos negócios.

Tamanha importância das atividades do RH implica em grandes desafios para os gestores a frente do setor. Se você é um deles, elaboramos esse conteúdo com 8 dicas valiosas para você aplicar imediatamente para melhorar seu RH. Confira!

Dicas valiosas para melhorar o RH

Melhorar o RH significa extrair o máximo de proveito desse setor essencial para o sucesso da empresa. Para você colocar as mãos na massa e otimizar operações, selecionamos as dicas mais quentes para elevar o seu RH a um nível ainda mais alto de excelência! Confira!

Treinamento dos Colaboradores

Apostar em treinamentos de alta qualidade para os colaboradores, é uma forma de valorizá-los e sinalizar que a empresa se preocupa com o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um deles. 

Portanto, destine parte do orçamento para promover programas de aperfeiçoamento relevantes tanto para os funcionários, quanto para a empresa. Os dois lados só têm a ganhar!

Programas de Recompensas

Um componente importante na motivação e produtividade dos colaboradores é o reconhecimento. Em geral, as recompensas financeiras são bastante eficientes, mas, existem outras opções, como premiar com pacotes de viagens, jantares, folgas, passeios com a família e eventos culturais. 

Também é válido implantar benefícios como auxílio-creche, assistência médica, vale-academia, bolsas de estudo. Enfim, mobilize-se para identificar as preferências e necessidades dos colaboradores e crie programas de incentivo para aqueles que apresentarem os melhores resultados. 

Alinhamento do setor aos objetivos estratégicos da empresa

Outra atividade no escopo do RH é promover a cultura e os valores da empresa. Portanto, as atividades do setor devem ser coerentes com a totalidade da visão e os objetivos estratégicos da organização. 

Logo, procure meios de integrar o RH aos demais setores, utilizando sistemas existentes ou incorporando novas ferramentas digitais.

Utilização de Software de RH

Para otimizar processos, evitar falhas humanas e economizar recursos, busque formas de reduzir burocracias e automatizar atividades repetitivas e enfadonhas. 

A atual fase do RH na era digital requer o uso de tecnologias, assim como softwares de gestão de pessoas que agilizam etapas de seleção e recrutamento.

Feedbacks Construtivos Constantes

Como dissemos, o RH assumiu uma nova face na era digital, de forma que a rigidez na hierarquização é considerada obsoleta. Uma ferramenta importante para aproximar gestão e colaboradores é o oferecimento de feedbacks constantes. 

Contudo, essas devolutivas devem ser de mão dupla, e o RH também deve estar aberto para ouvir a opinião dos colaboradores. Assim, todas as partes evoluem e se desenvolvem em prol do crescimento do negócio.

Utilização de canais efetivos para interação

A integração do RH com os demais setores da empresa é muito importante, logo, é necessário implantar canais efetivos de comunicação. Assim, evita-se que informações desencontradas e pouco acuradas circulem pelo ambiente de trabalho, gerando queda de produtividade e desorganização.

Reconhecimento de Talentos

Um estudo divulgado pela McKinsey comprovou que um colaborador considerado um “talento” é oito vezes (800%) mais produtivo do que a média. Incrível, não é mesmo?

Assim, valorizar e reter talentos pode ser uma vantagem competitiva muito grande para a empresa. Operações mais dinâmicas, tecnologia e cultura empresarial inovadora são exemplos de características que atraem os maiores talentos do mercado, por isso é interessante dar atenção a esses pontos.

Otimização do processo de Contratação

Grave bem esta dica, pois ela é a base de tudo! Invista na otimização do recrutamento e seleção de talentos. Assim, quanto mais eficiente for o processo de contratação, maior a probabilidade de selecionar um profissional com aderência à vaga. 

Felizmente é possível encontrar no mercado ferramentas que auxiliam e maximizam a assertividade de todas as etapas que envolvem uma contratação. Desse modo, uma ótima opção é implantar um software ATS, que oferece recursos e aplicações para otimizar o processo seletivo e garantir os melhores resultados.

Gostou das dicas que selecionamos para você? Então, agora basta colocá-las em prática, e certamente você perceberá grandes melhorias no seu RH! Você pode começar selecionando as ferramentas tecnológicas que farão toda a diferença no seu dia-a-dia, como o ATS da Talentbrand

Nosso maior objetivo é te ajudar a contratar os melhores profissionais com transparência e praticidade, através da automatização do recrutamento e seleção de candidatos. Saiba mais sobre como funciona o ATS e descubra uma interface amigável e intuitiva, extremamente simples de usar!

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN