Quer melhorar a experiência do candidato e aumentar a eficiência do processo de recrutamento e seleção do seu RH? Descubra aqui como fazer! 

A experiência do candidato é um dos principais elementos da marca empregadora de uma empresa. Por isso, é absolutamente necessário que você, recrutador, pense a experiência do candidato como o centro da estratégia do seu RH.

Nesta era digital, de ampla conectividade, experiências ruins podem impactar diretamente na qualidade de suas contratações. Afinal, os candidatos compartilham cada vez mais suas vivências através de redes sociais, portais de empregos e outros canais.

Portanto, para evitar ao máximo que passe por isso, elaboramos esse artigo. Aqui você descobre o que fazer para melhorar a experiência do candidato e, assim, atrair e reter os melhores talentos do mercado. Pronto para encarar esse desafio? Então, vamos lá!

O que fazer para melhorar a experiência do candidato?

Proporcionar uma boa experiência aos candidatos durante o processo seletivo é um grande trunfo no posicionamento da empresa em um mercado altamente competitivo. Para alcançar esse objetivo, é necessário implementar algumas melhorias nas etapas de recrutamento e seleção. Veja como a seguir!

Facilite o processo de inscrição

Tanto você, quanto os potenciais candidatos a uma vaga, desejam um processo de recrutamento claro e eficiente. Portanto, procure facilitar ao máximo a etapa de inscrições! Certifique-se que o preenchimento da aplicação seja adaptado a todos os meios digitais, principalmente ao formato mobile.

Quanto às informações de que você precisa, procure ferramentas que auxiliem na análise dos documentos fornecidos pelo candidato, evitando o desgaste do preenchimento manual e formulários com dezenas de campos. Nesse momento, plataformas como o LinkedIn, são muito úteis para agilizar aplicações.

Seja transparente em cada estágio do recrutamento

Para que um candidato tenha uma experiência de qualidade, você deve prezar pela transparência em todas as diferentes etapas do processo de recrutamento. Para isso, dê uma visão geral das etapas da seleção e procure manter contato com o potencial colaborador durante cada fase. 

Por exemplo, uma das reclamações mais frequentes dos candidatos, após a sua candidatura, é a falta de devolutiva. No entanto, esse problema pode ser facilmente resolvido pelo envio de uma resposta automática. Basta comunicar as informações sobre a sequência das próximas fases, por exemplo.

Contudo, evite enviar e-mails padrão, frios e impessoais. Para gerenciar grandes volumes de candidaturas, o uso de um ATS permite centralizar, gerenciar e personalizar evitando a impressão de fazer parte simplesmente de um disparo automático. 

Dê feedback aos candidatos – independentemente do resultado!

Cuidar  da experiência do candidato também significa dedicar um tempo para dizer às pessoas interessadas as razões pelas quais o perfil não atende aos requisitos do cargo proposto. Isso mostra aos candidatos que você os considera e os respeita, evitando uma impressão negativa da empresa. 

Possivelmente, entrar em contato com todos os aplicantes, pode ser impraticável. Porém, considere ligar para aqueles que mais avançaram no processo e participaram de diversas etapas. Para outros, você pode enviar um e-mail. 

Prepare uma integração de qualidade

Quando um recrutamento é finalizado, muitos recrutadores tendem a acreditar que a experiência do candidato acabou. Mas, você não cometerá esse erro! Afinal, a próxima etapa é dar as boas-vindas ao seu novo colaborador. Assim, se sentirá valorizado e mais à vontade no ambiente de trabalho.

Nesta última etapa, a integração, também é importante o planejamento estratégico. Procure facilitar o contato entre o recém-contratado e seus colegas. Assim, é possível estabelecer um clima de confiança e, sobretudo, garantir que a realidade da empresa seja coerente com aquela transmitida durante o recrutamento.

Para isso, muitas ideias podem ser facilmente implementadas: entrega de um kit de boas-vindas personalizado,  um receptivo café da manhã, dias de imersão nos diversos setores… Enfim, um onboarding bem-sucedido pode ser um grande diferencial para a retenção de talentos!

Invista em tecnologia

A tecnologia facilita a vida dos recrutadores e melhora expressivamente a experiência do candidato. Uma excelente escolha é a contratação de um software de recrutamento e seleção que:

  • otimize os processos;
  • reduza o tempo de contratação;
  • facilite a triagem;
  • crie um ranking de melhores candidatos;
  • padronize as etapas;
  • gere relatórios automáticos.

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Aqui você descobriu algumas dicas para melhorar a experiência do candidato nos processos seletivos da sua empresa. E como vimos, esse é um assunto que envolve vários fatores é mais que apenas um chavão. 

Potencialmente, a experiência do candidato tem sérias consequências para a reputação da empresa que a negligência. Assim, procure avaliar, junto a sua equipe de RH, quais são as possíveis fragilidades em cada uma das etapas do recrutamento.

Pois, se sua empresa for bem-sucedida na construção de uma imagem positiva com os candidatos, incluindo aqueles que não tiveram sucesso, aumentando a credibilidade e o valor da marca da sua empresa como empregador. Quer conhecer as soluções que o ATS da Talentbrand pode oferecer à sua empresa? Agende hoje uma demonstração e conheça as funcionalidades que proporcionamos ao seu RH. Conheça nossos planos aqui!

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