Saber como ir bem no processo seletivo nem sempre é tarefa fácil para os candidatos que buscam por oportunidades no mercado. Nem mesmo os recrutadores têm em seus processos o método infalível.

Entretanto, existem algumas práticas que são um consenso e que podem levar o entrevistador a excluir um candidato ou entender que ele se trata da melhor opção para a vaga.

Por isso, neste artigo daremos algumas dicas para que você se dê bem em qualquer processo seletivo.

 

Veja:

 

Como ir bem no processo seletivo?

Conforme falamos, existem práticas em comum que tanto podem derrubar a candidatura à vaga como deixar o candidato em vantagem no processo seletivo. A partir daí, é preciso entender, por exemplo, que fatores como erros de português e mentiras são alguns dos que fazem com que o recrutador sequer o considere para a vaga.

Tendo isso em mente, o candidato deve começar pelo seu currículo, que é a porta de entrada dos processos seletivos em geral. Recentemente fizemos o artigo “O guia completo de um currículo campeão” onde falamos sobre pontos que raramente são abordados em materiais sobre o tema.

Neste material, falamos sobre os contatos deixados no currículo, sobre como apresentar seus dados pessoais e profissionais e até mesmo sobre contatos de referência. Recomendamos a leitura para complementar esta.

Logo depois de contar com um currículo bem elaborado, o candidato deve estar preparado para a entrevista em si…é aqui que as contratações realmente acontecem, por isso, toda atenção e dedicação se mostram necessárias.

Neste quesito é fundamental saber fazer o seu marketing pessoal, ou seja, você precisa saber comunicar sobre o quão vantajoso seria para a empresa contar com a sua capacidade e comprometimento. Mas aqui cabe uma ressalva…não exagere!

 

5 dicas para ser um candidato memorável

 

Seja você mesmo

Tentar ser o que você não é tanto em entrevistas 1 a 1 como em dinâmicas é um caminho perigoso. Além de deixar o candidato nervoso e atento ao “personagem”, é grande a chance de aparecerem incoerências durante a conversa.

Aliás, a dica se manter fiel ao que é cabe também ao modo de se vestir do candidato. É preciso sim estar de acordo com a cultura da empresa, entretanto, sem perder seu estilo e gosto.

 

Fale sobre seus pontos fracos

Falar abertamente sobre os reais pontos fracos demonstra honestidade e auto conhecimento…fatores muito relevantes para os recrutadores. Além disso, vale falar sobre quais ações estão sendo tomadas para melhorar estes pontos.

 

Fuja dos clichês

Muitas vezes, para demonstrar conhecimento, os candidatos abusam dos jargões, algo que os recrutadores não vêem com bons olhos. Além disso, existem termos que os entrevistadores pouco dão atenção por considerar um clichê. Veja alguns deles:

“Sou um perfeccionista”
“Faço de tudo um pouco”
“Adoro trabalhar em equipe”
“Estou em busca de novos desafios”

 

Dê exemplos

Pegando um gancho no item anterior, a melhor maneira de se mostrar um bom candidato é através de exemplo. Ao invés de dizer que tem capacidade de resolver um problema, conte como o fez em oportunidades anteriores.

 

Saiba finalizar suas sentenças

Por fim, saiba que os recrutadores tendem a pegar um gancho no final de suas próprias sentenças para começar a próxima pergunta. Por isso, procure terminar suas frases com algo positivo, mesmo que esteja falando sobre seus defeitos.

 

Além destas dicas, a maneira mais eficiente de saber como ir bem no processo seletivo é contar com uma equipe especializada em processos de contratação em geral, por isso, se quiser mais dicas como estas, não hesite em falar conosco.

Tags:

Related Article