/ Para candidatos

Destaque-se: O guia completo de um currículo campeão

Quase todo mundo que entra no mercado de trabalho tem a mesma dúvida: Como fazer meu currículo de forma a se destacar? Aliás, pensar nesta pergunta se tornou fundamental em um tempo onde a concorrência e a dificuldade de encontrar um bom emprego só aumentam.

Bom, mas como é de se imaginar, o que não falta por aí são currículos dos mais diversos tipos e modelos. Por isso, nós decidimos te ajudar e criar este artigo onde daremos dicas fundamentais para um currículo que gere o interesse dos recrutadores.

Como fazer meu currículo?

Antes de mais nada devemos começar pelo básico, ou seja, os dados pessoais. Além de serem a primeira informação do CV, dados como telefone, endereço e e-mail devem estar sempre atualizados. Ah, certifique-se de deixar números com os quais os recrutadores podem conseguir contato imediato, além disso, tome o cuidado de criar um e-mail empresarial onde apareça seu nome e não apelidos, por exemplo.

Outro ponto onde muitos candidatos erram é na área de interesse. Aqui, é fundamental que sua qualificação atenda os requisitos da área e que se tenha o cuidado de indicar apenas uma área. A indicação de mais de uma área pode passar uma sensação de falta de foco.

Já em qualificações, ou seja, suas habilidades como profissional, elas devem ser apresentadas sim, entretanto, é preferível algo resumido. Em geral, os recrutadores preferem informações mais simples e diretas.

No que diz respeito à formação acadêmica, assim como nas experiências profissionais, a ordem parte dos cursos recém concluídos para os mais antigos. Ponto fundamental neste quesito é sempre informar a data de conclusão do curso e o nome da instituição de ensino.

Seguindo a formação acadêmica, fale sobre suas experiências profissionais informando os dados da empresa, a data de admissão e demissão, o cargo (caso tenha havido alguma promoção também) e um resumo das atividades exercidas.

No final do currículo você pode escolher entre deixar contatos de referências (de preferência de líderes com os quais já trabalhou) ou ainda falar mais sobre algum tipo de atividade complementar que possa ser relevante para o cargo (projetos sociais são um bom exemplo aqui).

DICA EXTRA: sempre, sempre revise seu currículo diversas vezes e - peça para mais de uma pessoa revisar. Um erro de português, por exemplo, é completamente inadmissível neste processo.

O que ninguém diz sobre como fazer meu currículo?

O que ninguém fala é que o ideal para que um currículo de destaque é que ele seja revisado a cada nova entrevista. Dá trabalho, nós sabemos disso, mas esta é uma prática muito proveitosa.

Conforme falamos anteriormente, o currículo deve ser uma carta de apresentação, mas de forma resumida. Sendo assim, algumas informações podem ser mais ou menos relevantes de acordo com a empresa e a vaga, ou seja, com uma revisão para cada processo, é possível a priorização destas informações.

Outra coisa que ninguém fala é que atualmente os recrutadores analisam não apenas seus currículos, mas também suas redes sociais. Recentemente, inclusive, falamos sobre como a Inteligência Artificial ajuda os profissionais nesta análise que vale como uma leitura complementar deste artigo.

Por isso, tome cuidado com suas postagens ou curtidas. Ainda que se posicione, seja sempre educado e evite posturas que podem desabonar suas habilidades e, por consequência, sua contratação.

Agora, se mesmo depois desta leitura você ainda precisar de ajuda com o seu currículo, não hesite, fale conosco.

Destaque-se: O guia completo de um currículo campeão
Share this
Vagas em Marketing e Vendas - we're hiring!