Descubra neste post como atrair profissionais de alta performance na área de tecnologia e monte uma equipe cheia de talentos!

Em um mundo cada dia mais tecnológico e interconectado, a demanda por profissionais de alta performance na área de tecnologia é uma necessidade constante das empresas. 

Então, isso vai além de possuir conhecimento técnico de programação ou metodologias ágeis, e sim, estar comprometido com as entregas, possuir clareza, foco estratégico, motivação e otimizar os resultados rumo ao crescimento do negócio. 

No entanto, a performance de um profissional da área de tecnologia está atrelada a fatores organizacionais, como metas desafiadoras e inteligentes, programas de incentivos, uma excelente cultura interna, feedbacks constantes e tecnologias apropriadas para o trabalho. 

Possuir uma estrutura de trabalho propícia para o desempenho desses profissionais é o primeiro passo para atrair os melhores talentos da área. Além disso, é necessário identificar colaboradores de alta performance, criar estratégias de atração e retenção do talento na empresa. 

Este conteúdo é sobre isso. Boa leitura!

Identificando colaborador de alta performance 

Atrair profissionais de alta performance na área de tecnologia consiste, primeiramente, em identificá-los. Lembre-se que apesar dessas pessoas terem uma das maiores remunerações do mercado, altos salários não são o principal atrativo. 

Assim, as motivações para aceitar um trabalho são diversas, entre elas, desenvolver competências e habilidades, sentir-se pertencente a um propósito maior, serem guiados por líderes inspiradores e que pensem de maneira estratégica. 

Especialistas da Talentbrand apontam que o novo perfil de TI de alta performance exigido pelas empresas vai muito além do perfil técnico. É necessário ser comunicativo, uma competência que até então não era muito exigida pelas empresas, conhecer sobre métodos ágeis, não ter receio de lidar com as adversidades e mudanças desafiadoras que podem ocorrer e ser protagonista da própria carreira.

Conhecer quais são as aspirações e objetivos profissionais do candidato é uma forma de conseguir identificar quais são os talentos. Desta maneira, demonstrar resiliência, vontade de aprender, otimismo e iniciativa, bem como ser hábil para identificar oportunidades rapidamente são considerados bons sinais. 

Os nossos especialistas ainda chamam atenção para o momento atual, onde esses profissionais de alta performance recebem abordagens constantes. Assim, é importante entender qual o momento da carreira do profissional antes de passar qualquer informação sobre a oportunidade ou desafio. Essa compreensão se faz necessário para que o recrutador saiba o momento ideal da carreira do candidato para gerar conexão e atratividade.

Vamos falar mais sobre isso adiante. 

Atraindo profissional de alta performance em TI

Conforme mencionado, possuir uma cultura empresarial agradável é fundamental  para atrair profissionais de alta performance em TI. Equipes e organizações coesas adquirem uma vantagem competitiva quando oferecem uma experiência aos colaboradores, semelhante à oferecida aos clientes, conceito chamado de  Employee Experience. 

Abaixo, você conhece alguns itens de como atrair profissionais de alta performance em TI. 

  1. Ergonomia no trabalho: ambiente físico e a configuração de mesa corretos; 
  2.  Acesso à tecnologia de ponta: softwares e equipamentos de alta performance; 
  3.  Flexibilidade no local de trabalho: implementar uma cultura flexível no local de trabalho é essencial para muitas pessoas; 
  4. Alinhamento de expectativas: seja claro e objetivo sobre o quanto se espera do profissional de TI. 

A Fernanda, nossa Coordenadora de RH, ainda reforça a importância de criar uma conexão com o candidato durante o processo, pois segundo ela não se trata apenas do fechamento de uma vaga. Existe uma oportunidade real de atrair e reter este talento e este é o momento onde pode-se transmitir o máximo possível da cultura da empresa, reportar ao candidato sobre a evolução do processo e  também posicioná-lo sobre o retorno de cada uma das etapas e por fim, da sua aprovação ou reprovação.

E agora? Como retê-lo?

No momento em que você conseguir atrair os talentos para a empresa, está na hora de pensar em estratégias de como retê-los. Para isso, é importante sempre apoiar-se no tripé de envolver, acolher e estimular. 

Normalmente, um ambiente seguro e inovador, assim como a existência de um espaço colaborativo, no qual o conhecimento é compartilhado, e o oferecimento de oportunidades para aprimoramento técnico e evolução na carreira são bons motivadores. 

No entanto, identificar-se com a cultura da empresa também é uma boa forma reter colaborados nas equipes. Para identificar competências técnicas, assim como características e habilidades que fazem sentido para a vaga e se encaixe com a empresa, é necessário reconhecer e mapear os candidatos. 

Para isso, é fundamental contar com boas ferramentas tecnológicas que acrescentem uma camada de inteligência ao processo. Além disso, é importante que exista um fator humano, com um olhar mais estratégico sobre a análise dos perfis. Assim como o ATS da Talentbrand. 

  O que acha de contratar os melhores profissionais para a sua empresa? Acrescente inteligência e inovação dos processos seletivos com softwares e ferramentas tecnológicas! Uma delas é a plataforma da Talentbrand.

👉  Entenda aqui como funciona! 

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN