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Como atender bem um cliente?

Atendimento ao cliente é a base de qualquer tipo de negócio e deve ser a preocupação de qualquer profissional da área. A questão então gira em torno da plena ciência quanto à diferença entre atender e atender bem.

Vale lembrar que estamos passando por um momento onde a concorrência está sempre aumentando, com isso, obter um diferencial positivo pode ser o fator decisivo entre ser um bom profissional (que recebe reconhecimento sob diversas óticas) ou o profissional mediano (que tende a estagnar em suas profissões).
O fato é que praticamente todo tipo de profissional possui algum tipo de integração com o cliente e, por isso, precisa sim se preocupar com a maneira como se impõe.

Sendo assim, neste artigo falaremos um pouco sobre como atender bem um cliente e se destacar na sua profissão. Acompanhe!

Formas de atendimento ao cliente

Os clientes de hoje estão com mais pressa, são mais exigentes e menos pacientes, desejam se sentir especiais e únicos...essas são as premissas básicas do atendimento ao cliente. A partir daí, tudo que podemos fazer para encantar o cliente e atender suas necessidades deve ser feito. Veja a seguir 6 dicas para atender um cliente com excelência.

1. Seja educado

Talvez a característica mais importante de um bom atendimento ao cliente seja a educação. Neste quesito, para atender bem um cliente, dê boas vindas a ele, use termos respeitosos, agradeça, ofereça (mas não imponha)...enfim, seja receptivo e torne a conversa agradável.

2. Seja ágil

Outra coisa que segue a premissa que mostramos anteriormente é que os clientes têm pressa, por isso, agilidade em resolver seus problemas ou indagações deve ser obrigatório. Ainda que muitas vezes a situação acabe levando mais tempo para ser efetivamente resolvida, o bom profissional possui a resposta sobre uma posição do caso rapidamente.

3. Mostre que se importa

Mostrar que se importa com o cliente também é uma das premissas a serem seguidas. O cliente quer que a pessoa que o atende esteja 100% focado na sua dúvida ou problema. Por isso, saiba ouvir...não interrompa o cliente, chame-o pelo nome (certifique-se de estar pronunciando corretamente), tenha cuidado para não parecer desatento e, sempre que possível, conheça o histórico dele.

4. Demonstre conhecimento

Mais um ponto crucial do bom atendimento é saber do que está falando. O cliente quando pede uma informação espera que a pessoa que o atende saiba responder. Por isso, é fundamental, como bom profissional, que se tenha pleno conhecimento do produto ou serviço que será prestado.

5. Saiba aceitar críticas

Muitas das interações com os clientes são críticas ou reclamações, por isso, o bom profissional deve saber lidar com a questão e desculpar-se por erros, não mudar o tom de voz, ser respeitoso e educado e procurar maneiras de recompensar o cliente pelo transtorno.

6. Seja verdadeiro

O ponto crucial de um bom atendimento ao cliente é falar a verdade para o cliente. Enganar os clientes focando apenas na venda ou retenção deixou de ser um bom negócio há tempos. Atualmente, são maiores as chances de encantar um cliente falando algo que ele precisa do que falando o que ele quer ouvir.

Fato é que ser um profissional que é focado no sucesso do seu consumidor é o mesmo que ser um profissional focado no atendimento ao cliente. Recentemente, inclusive, falamos sobre a profissão do Inside Sales que usa como base a mesma ideia de foco no cliente. Vale a leitura complementar.

Como atender bem um cliente?
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