/ Para candidatos

Carreira profissional e pessoal

Quando se trata de carreira, logo as pessoas associam ao lado profissional, e de certa forma não estão errados, porém, é preciso entender que carreira profissional e pessoal andam lado a lado. O problema é que fazer com que os dois andem em harmonia não é tarefa fácil e muitos sequer percebem o desequilíbrio.

Antes de tudo, é necessário entender que para uma pessoa ter sucesso profissional juntamente do crescimento pessoal, é preciso ter paciência e equilíbrio. Nem sempre as partes vem ao mesmo instante, pode levar um certo tempo, mas o importante é não desanimar e desistir dessa busca.

Qual a definição de carreira profissional e pessoal?

Mas afinal, qual é a definição para carreira profissional e pessoal? A vida profissional está associada a tudo que se trata de objetivos em relação a como você deseja estar daqui a 5, 10 ou 15 anos na sua carreira. Se remete a realização, o cargo que deseja ocupar futuramente e assim por diante. Já a vida pessoal é a transcorrência da profissão para as metas pessoais, como melhor qualidade de vida,  adquirir algo novo, estabilidade financeira ou realização de sonhos e assim por diante.  

A carreira profissional e pessoal é como se fosse a construção do trilho de trem, onde você direciona o caminho pelo qual o trem irá passar, parar e continuar. Muitas vezes há alguns transtornos no meio da construção, mas aos poucos é criado o caminho pelo qual você irá passar.  Em outras palavras, a própria pessoa, encorajada a modificar sua vida pessoal, se empenha em objetivos na vida profissional.

Como equilibrar a carreira profissional e pessoal?

Antes de mais nada, é necessário ter em mente um planejamento de onde quer chegar para alcançar o objetivo profissional. Para isso é importante se conhecer e ser sincero consigo mesmo, saber o que realmente quer ou gosta para que surpresas indesejadas não apareçam. Algumas escolhas podem trazer bons ou maus momentos no plano de carreira, mas é válido lembrar que traçar uma rota para conciliar a carreira profissional e pessoal, é buscar conciliar sucesso e felicidade.

Veja o que fazer para um bom planejamento de carreira e sucesso profissional associado à realização pessoal:

  • Estabeleça objetivos pessoais e profissionais. Se questione sobre: O que eu tenho? O que quero mudar? Sou capaz de chegar até onde quero? Quanto tempo isso vai me custar? Isso te ajudará a alinhar um início de mudança;
  • Esboce quais são os passos necessários para chegar até o seu objetivo. Como irá fazer para chegar lá e qual será o tempo estimado;
  • Busque empregos que possuam o mesmo fit que o seu, isso torna o dia a dia mais agradável;
  • Mantenha o foco, desistir não é a opção para chegar no seu objetivo;
  • Tenha em mente o que quer, mas não tenha medo de mudar no meio do caminho. Alterar certos objetivos faz parte do amadurecimento do seu objetivo;
  • Tenha prazos e veja o que pode ser melhorado ou mantido;
  • Ter calma é essencial. Caso algo não esteja saindo como planejado, pare, pense, volte ao início e reveja conceitos para encontrar o que está de errado.  

Para finalizar, harmonize a carreira profissional e pessoal, entendendo o que cada esfera pode proporcionar na sua vida, é o que trará melhores resultados e satisfações. E para te ajudar neste processo, fale conosco e encontraremos vagas que atendam ao seu planejamento e possibilite o seu equilíbrio pessoal e profissional.

Carreira profissional e pessoal
Share this
Vagas em Marketing e Vendas - we're hiring!