Tenho certeza que você deve conhecer algum profissional que, poucos meses após entrar numa empresa, adoeceu de repente. Ou, em casos mais sérios, pessoas que entraram em depressão por causa do seu emprego. Então, esses profissionais acabaram por faltar cada vez mais ou até pediram demissão. Sabe como as empresas poderiam ter evitado isso? Implementando políticas de bem estar no trabalho.

Apesar de ser reconhecidamente uma boa prática, além da coisa certa a se fazer, as implementações para gerar bem estar no trabalho são muitas vezes negligenciadas. Isso porque, ainda hoje, há uma dificuldade de provar sua real importância em termos objetivos e, também, de investimento financeiro.

Querendo te ajudar nessa empreitada a guiar sua empresa para um caminho mais próspero, junto aos grandes players referência de mercado, a Talentbrand elaborou este artigo.

Aqui vamos desenvolver o que é bem estar no trabalho, o ROI de melhorias nessa área e como ele pode impactar na vida, satisfação e produtividade dos colaboradores. Além disso, daremos dicas de como identificar os possíveis problemas na sua empresa e onde concentrar seus esforços de melhoria!

O que é bem estar no trabalho?

Para explicarmos melhor o que é o bem estar no trabalho, deixa eu te dar um exemplo: pense em um funcionário normal, que tem uma jornada de 8 horas.

Vamos supor que ele trabalhe em uma capital, morando relativamente longe de seu trabalho, gastando em média 2 horas no trânsito por dia. Ok, por enquanto temos um cálculo simples: esse profissional em questão dedica ao menos 10 horas diárias da sua vida em seu emprego.

A grosso modo, podemos assumir que ele dedica a maior parte de seus dias, senão da sua vida, em seu trabalho, investindo diretamente no crescimento da sua empresa. Ele faz parte do capital humano dessa empresa, certo? O que é considerado atualmente o maior ativo de uma empresa.

Então, imagine que o local no qual você passa a maior parte do seu tempo simplesmente não demonstrasse se importar com sua qualidade de vida? Entende agora o peso disso para um colaborador?

É óbvio que a falta de qualidade de vida no trabalho (QVT) irá impactar de forma direta na felicidade, engajamento e desempenho de um profissional.

Mas, se você não está convencido, dá uma olhadinha a seguir no quão lucrativo o bem estar no trabalho pode ser para a sua empresa. 😉

ROI do bem estar no trabalho (?!)

Uma das maiores dificuldades para um profissional de RH é mostrar, em números, que investir nos colaboradores traz resultados financeiros. Isso se agrava ainda mais quando tratamos de algo tão subjetivo como qualidade de vida no trabalho.

Entretanto, para se implementar um RH estratégico – que é tendência de mercado hoje -, é requisito obrigatório o uso de métricas. Então você pode se perguntar: mas, meu deus, como vou calcular o ROI de uma prática que é feita, idealmente, a longo prazo? Como vou demonstrar os resultados dessas boas práticas de forma objetiva e com exatidão?!

Para piorar a situação, pesquisas e estudos na área no Brasil são bem escassos. Mas estamos aqui para te ajudar com isso.

Separamos um ótimo material desenvolvido pela Beecorp, uma empresa que foca no bem estar corporativo, sobre o ROI de investir em bem estar no trabalho.

Na tabela acima, são representadas três intervenções realizadas em empresas brasileiras, tendo um dos ROIs alcançado R$5,22 a cada R$1,00 investido!

De acordo com a Beecorp, os programas tiveram foco na redução do risco cardíaco, a diminuição dos riscos psicossociais e até a incidência de gripe.

Ainda resta alguma dúvida, com esses resultados, do impacto de práticas de qualidade de vida no trabalho?

Os 4 principais problemas com sua QVT

Você já entendeu a importância e o retorno financeiro de uma boa qualidade de vida no trabalho, certo? Então agora vamos listar os 5 principais problemas que podem estar acontecendo na sua empresa. Confira a seguir os 4 principais problemas na qualidade de vida no trabalho:

  • Estresse
  • Ergonomia inadequada
  • Sedentarismo
  • Clima organizacional ruim

Estresse

Como provavelmente já esperado, não poderíamos deixar de apontar o estresse como o maior vilão do mundo corporativo. De acordo com um levantamento feito pela agência de recrutamento norte americana, Monster, 42% dos entrevistados já mudaram de emprego por conta de estresse. Além disso, o estresse causa aumento de risco para doenças, como as cardiovasculares.

Ergonomia inadequada

Não é raro encontrarmos profissionais que se queixam de dores nas costas durante ou após a sua jornada de trabalho. A falta de cadeiras confortáveis ou estruturação do ambiente no geral – posicionamento de mesas e computadores – causam grande desconforto que acaba por prejudicar no desempenho dos profissionais.

Sedentarismo

A falta de incentivo de práticas esportivas aos funcionários pode levar ao aumento na incidência de doenças relacionadas ao sedentarismo. Ao mesmo tempo, devemos ressaltar que os benefícios de exercícios físicos vão além da saúde, impactando também na produtividade, desempenho e foco do funcionário.  

Clima organizacional ruim

Tenho certeza que você já passou pela experiência de estar num ambiente com um clima ruim, cheio de negatividade, chegando a ser quase tóxico.

Imagina estar trabalhando num lugar assim! No qual não há colaboração e engajamento intra e entre times, no qual há um clima constante de competição e desconfiança.

Evidentemente, isso não só desagrada os funcionários, como gera alta taxa de absentismo e rotatividade. Além disso, um mau clima organizacional pode atribuir um valor negativo à sua Employer Branding.

6 dicas de como melhorar o bem estar no trabalho

Você já identificou os problemas com o bem estar no trabalho da sua empresa, agora é hora de mudá-los! Afinal, de nada adianta apontar problemas sem ter foco nas soluções. A seguir daremos a você 6 dicas de como melhorar o bem estar no trabalho:

  • Reconhecimento dos problemas
  • Dinâmicas de times
  • Flexibilidade
  • Investimento em uma boa estrutura
  • Incentivo à prática de atividades físicas
  • Benefícios (convênios e parcerias)

Reconhecimento dos problemas

Antes de mais nada, é preciso reconhecer quais são os problemas da QVT na sua empresa. Infelizmente, não é possível ter uma solução genérica para todos os problemas. Se está tendo dificuldade em definir com clareza quais são os problemas na sua empresa, pergunte aos seus colaboradores!

Dinâmica de times

Promover dinâmicas divertidas intra e entre diferentes times pode ajudar – e muito! – melhorar o engajamento e clima organizacional na sua empresa. Os funcionários criaram uma maior conexão entre si, com os gestores e até, por fim, com a própria empresa.

Flexibilidade

A flexibilidade é uma das práticas em maior destaque da atualidade. O modelo de mandar, obedecer e punir já não funciona mais. É preciso ter tolerância com seus colaboradores, caso um dia eles se atrasem ou aconteça algum problema não planejado, compadeça. O seu funcionário vai ser grato e reconhecerá esse seu gesto.

Outra atividade que vem sendo acatada por muitas empresas, inspiradas por players com uma cultura revolucionária e contemporânea como a Google e o Facebook, é promover horários flexíveis.

Investimento em uma boa estrutura

Apesar de óbvio, faz bem lembrar que uma estrutura no ambiente de trabalho é fundamental. Se sua empresa não oferece conforto aos funcionários, eles não darão o seu melhor e podem até apresentar problemas de saúde a médio e longo prazo.

Incentivo à prática de atividades físicas

Não podemos subestimar o poder de exercícios físicos regulares. Além de evitar os mais diversos tipos de doenças, incluindo aqui até as psicossomáticas, ele promove um grande bem estar. Bem estar este que irá impactar diretamente com o desempenho de um colaborador.

Talvez você possa oferecer pagar mensalidades de academias ou firmar parcerias que proporcionarão descontos aos seus funcionários nelas. Se não há um grande budget disponível, ao menos incentive alongamentos regulares e encoraje os funcionários a andarem pela empresa, isso já fará uma grande diferença!

Benefícios (convênios e parcerias)

Benefícios não só servem para reter talentos, mas também para atrair novos! Oferecer convênios médicos, convênios com academias locais e/ou refeições saudáveis aos seus colaboradores são práticas indicadas.

Pronto para melhorar a vida dos seus colaboradores?

Atualmente, o bem estar no trabalho deixou de ser uma boa prática e se tornou algo mandatório. Sua empresa não vai conseguir atrair e reter talentos, nem ter uma boa Employer Branding ou sequer ser competitiva no mercado sem oferecer qualidade de vida no trabalho aos seus funcionários.

Se você não está pensando na qualidade de vida dos seus colaboradores, você realmente se importa com eles? E, sem seu capital humano, sua empresa realmente vai prosperar? Saia na frente das outras instituições mostrando que você sabe qual é o maior ativo da sua empresa.

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