Você sabia que os benefícios relacionados ao bem-estar estão entre os mais valorizados pelos colaboradores? 

A ausência de contato humano e lazer durante a pandemia da Covid-19 prejudicou a saúde mental de muita gente. Tivemos que adaptar a nossa forma de trabalhar, adotando o home-office total ou parcialmente (modelo híbrido).

Nesse novo contexto, as necessidades dos colaboradores também se modificaram, afetando as preferências por benefícios. Assim, as vantagens relacionadas ao bem-estar geral, físico e mental, ganharam ainda mais importância e oferecem um diferencial para as empresas. 

Muito se engana quem acredita que oferecer esses benefícios atende apenas aos interesses das equipes, pois, a felicidade e satisfação no trabalho está diretamente relacionada a produtividade e à entrega de melhores resultados. 

Neste post, vamos falar quais são esses benefícios e como eles podem ser decisivos para a estratégia de gestão de pessoas, a retenção de talentos e a competitividade da empresa. Basta continuar a leitura para descobrir! Vamos lá?

Benefícios relacionados ao bem-estar estão em alta

A preocupação com o bem-estar dos colaboradores está no centro das discussões sobre gestão de recursos humanos. Afinal, está cada vez mais claro que quando as pessoas estão felizes, as organizações prosperam e se destacam no mercado. 

Apesar disso, muitas empresas ainda estão excessivamente focadas em resultados operacionais e financeiros, enquanto negligenciam as pessoas sem as quais nenhum objetivo seria alcançado. 

Mas, não é isso que você deseja para sua empresa, certo? Então, conheça aqui dicas práticas para implementar os benefícios relacionados ao bem-estar mais valorizados pelos colaboradores. Confira!

Ofereça assistência médica de qualidade

Este benefício é fundamental quando o assunto é o bem-estar dos colaboradores. 

Normalmente, um plano de saúde de qualidade, com boa cobertura, incluindo seus dependentes, está entre os principais desejos de quem assina um contrato CLT. 

Portanto, é evidente que benefícios de saúde atraentes, combinados com um salário competitivo, são elementos que podem melhorar muito os resultados de seu processo de recrutamento e a retenção de talentos. Com o acesso a serviços de saúde garantido, o colaborador aumenta o foco e eleva a sua produtividade. 

Estimule atividades físicas

A base de qualquer bom programa de bem-estar deve estar focada em ajudar os funcionários a adotar comportamentos saudáveis. Glicemia elevada, colesterol alto e hipertensão têm como principal causa as dietas não saudáveis ​​e falta de atividade física.

Ademais, estudos indicam que funcionários que não se exercitam apresentam 50% mais chances de apresentar alto presenteísmo – quando o funcionário está no ambiente de trabalho, mas não está, de fato, trabalhando – comparado com aqueles que exercitam-se regularmente. 

Uma dica: a ginástica laboral pode ser um bom incentivo para que os colaboradores comecem a se movimentar. Colocar essa atividade na rotina de trabalho pode reduzir a fadiga, prevenir o estresse e, ainda, aumentar a produtividade. Se o foco é o bem-estar do funcionário, comece por aqui!

Ofereça condições de trabalho adequadas

Não podemos nos esquecer de que trabalho deve ser uma experiência positiva. Os colaboradores não são apenas motivados pelo contracheque no final do mês. Quanto mais eles gostam do que fazem e se orgulham disso, melhores resultados irão entregar. 

Portanto, se a maioria de suas tarefas diárias forem monótonas, a dinâmica de trabalho for desagradável ou o ambiente for desconfortável e impessoal, o colaborador pode não se sentir entusiasmado e feliz, afetando sua saúde mental e desempenho.

Estimule Programas de Saúde Financeira

Quem é que não fica super preocupado com pendências financeiras, gastos com educação, dívidas…? Sem dúvida essa é uma importante fonte de estresse que pode afetar a saúde mental e, até mesmo, o desempenho do colaborador. 

Soma-se a isso questões de longo prazo, como aposentadoria, reserva para emergências e pronto, a concentração na hora do trabalho reduz drasticamente. 

Uma solução para esse problema, é criar programas de educação financeira para auxiliar os funcionários com o orçamento mensal e seus planos de longo prazo.

*

Agora que você conhece quais são os benefícios que os colaboradores mais buscam, como criar uma estratégia de sucesso para implementar a cultura de bem-estar na sua organização? Como a sua gestão de RH pode contribuir nesse sentido?

Bem, o primeiro passo é entender a realidade atual da empresa e como ela afeta os funcionários. Faça uma pesquisa para entender as necessidades dos funcionários e descobrir como atendê-las da melhor forma possível. A partir disso, leve suas conclusões aos seus superiores para serem consideradas.

O bem-estar no trabalho faz toda a diferença! Oferecer os benefícios desejados e implementar um ATS que proporciona uma excelente experiência aos candidatos durante o processo seletivo certamente irá melhorar a sua aquisição, qualificação e retenção de talentos. E nós podemos te ajudar!

Que tal conhecer as soluções que o ATS da Talentbrand pode oferecer à sua empresa? Agende hoje uma demonstração e conheça melhor as funcionalidades essenciais que garantimos ao seu RH! Saiba mais aqui.

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN