Negociar um aumento de salário exige estratégia e autoconfiança. Descubra aqui como se preparar para esse momento decisivo! 

Negociar um aumento salarial é extremamente importante se você quer impulsionar sua carreira. No entanto, a maioria das pessoas não se sente confortável para ter essa conversa com seus gestores. Isso ocorre porque a questão salarial ainda é um tabu em muitas empresas — e até mesmo entre colegas!

Por isso, muitos profissionais permanecem estagnados, esperando pacientemente que os superiores reconheçam seus esforços e a qualidade de seu trabalho para compensá-los pelo seu justo valor. Uma estratégia que, como se pode imaginar, raramente é bem sucedida.

Portanto, é preciso superar essa barreira, mesmo que seja difícil identificar o momento ideal para pedir um aumento de salário. Por esse motivo, elaboramos esse artigo, onde você descobre como identificar a hora certa de ter essa conversa de forma que as probabilidades de sucesso estejam a seu favor!

Boa leitura!

Prepare-se para a batalha!

Como pedir um aumento de salário sem um plano de ação? Impossível! Essa circunstância apenas irá catalisar sua insegurança, e o resultado provavelmente não será o desejado. Quando se trata de aumento salarial, a melhor estratégia é atacar. 

Entretanto, é preciso alguns cuidados para agir como um bom estrategista, como veremos a seguir!

Realize sua pesquisa antes de pedir um aumento

Em “A Arte da Guerra”, o estrategista Sun Tzu enfatiza a importância de estar bem preparado para entrar na batalha. Quando se trata de pedir um aumento de salário, isso significará sérios esforços de pesquisa para se familiarizar com as práticas salariais de seu empregador.

Considere também pesquisar as taxas de remuneração do mercado para sua posição. Lembre-se que o Brasil é um país de proporções continentais, e você poderá encontrar diferentes referências em cada região, então, leve isso em consideração.

Você também pode consultar o conselho de classe que regula sua profissão. Assim, você poderá descobrir informações valiosas sobre o processo a seguir para solicitar um aumento de salário e as condições em que são geralmente concedidos.

Cuide do seu tempo

Entre os outros fatores-chave para a vitória, Sun Tzu lista o tempo. Antes de pedir um aumento, é, portanto, relevante perguntar a si mesmo se o momento está certo. Seu gerente continua sendo um ser humano com suas emoções! Logo, é melhor abordá-lo quando perceber que ele está mais disposto a ouvir seu pedido.

Ademais, considera-se que se você tem bons resultados e seu salário não muda há um ano, é razoável pedir para revisá-lo para cima. Por outro lado, se você já se beneficiou de um aumento há menos de 12 meses, é melhor esperar do que correr o risco de parecer muito desconectado da realidade da sua empresa.

Promova seu perfil

Mais do que armas, Sun Tzu valorizava, sobretudo, a diplomacia. Neste sentido, promova o seu perfil para mostrar por que você merece um aumento — e não por que você precisa dele. Para isso, existem várias formas de proceder, começando por treinamentos para adquirir novas competências estratégicas para o seu cargo.

Além disso, alinhe seus interesses com o propósito da empresa, e comunique proativamente sobre seus sucessos. Quando relevante, enfatize os projetos que você realizou e o valor agregado que você traz para o seu empregador. Assim, quando solicitar um avanço no seu salário, o pedido parecerá muito mais justificado.

Pratique seu pedido, como se fosse ensaiar uma apresentação

Em “A Arte da Guerra”, Sun Tzu diz: “quem conhece o outro e conhece a si mesmo, em cem batalhas não será derrotado”. Isso implica, no seu caso, antecipar as reações do seu interlocutor e preparar as melhores respostas possíveis. Por isso, é aconselhável praticar o pedido de aumento de salário, como uma apresentação.

Imagine, por exemplo, ter que lidar com um chefe obstinado. Se ele for resistente durante a negociação, será infinitamente mais fácil para você vencer uma objeção sem se deixar desestabilizar. Assim, em vez de retroceder, você permanecerá confiante e continuará no ataque.

No Dia D, mantenha a cabeça fria

Chegou o momento decisivo. De frente para o seu gerente, armado com seus melhores argumentos e protegido pela confiança que você tem em suas habilidades e em seu mérito. Na maioria das vezes, você não terá tempo para explicar em detalhes todas as razões pelas quais você merece ter seu pedido atendido. 

Logo, aproveite esse momento para apresentar seus bons resultados e conclua solicitando uma oportunidade de discutir um reajuste em sua remuneração, enfatizando que o valor deve refletir seu nível mais alto de contribuição.

*

Os pontos que apresentamos neste artigo, servem como base para você refletir e se preparar para vencer o receio de solicitar um aumento salarial. Possuir uma estratégia ajuda muito, mas é bom estar preparado para receber um retumbante não, ou um simples e tímido sim.

Afinal, mesmo os melhores estrategistas perdem uma batalha ou outra. Nossa dica é: aprenda a capitalizar essa primeira tentativa, agendando outro momento para conversar com seu gestor. 

Então, aproveite para pedir um feedback concreto sobre o que ele espera de você para lhe conceder um aumento em um futuro próximo. A partir disso, recalcule a rota e continue mostrando seu valor, pois certamente seu empregador sabe que atrair talentos é bom, mas mantê-los é fundamental!

Gostou das nossas orientações? Aqui no Blog da Talentbrand você encontra diversos artigos que te ajudam a aumentar sua empregabilidade, reconhecimento e avançar na sua trajetória profissional. Explore!

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN