Recrutar os talentos ideais é um grande diferencial competitivo para as empresas. Descubra aqui as vantagens de contratar um software ATS e como ele pode otimizar o seu trabalho!

A integração entre a mão de obra humana e a tecnologia progrediu muito nos últimos anos. Termos como automação robótica, inteligência artificial, computação em nuvem, já fazem parte do nosso dia a dia. Por isso, é fundamental acompanhar essas mudanças de perto e ser relevante no mercado.

Neste texto, vamos tratar de uma ferramenta especial: o Applicant Tracking System, conhecido pelo acrônimo ATS. Em linhas gerais, consiste em um software que armazena, filtra e ordena seus candidatos de acordo com critérios relevantes para o cargo e o planejamento estratégico da empresa. 

Além de otimizar o recrutamento e a seleção de novos talentos, o ATS proporciona muitas outras vantagens. Ficou interessado em descobrir mais sobre essa ferramenta? Então, prossiga com a leitura deste texto. 

Diferença entre o ATS e sites de vagas

Os sites de vagas continuam muito populares entre os profissionais que buscam uma oportunidade de emprego. Por serem acessíveis, esses portais têm grande alcance na divulgação de vagas em aberto, porém seus recursos são limitados.

O ATS, em contrapartida, é um software que apresenta um amplo leque de recursos e aplicações que, além de agilizar o processo, torna o recrutamento mais inteligente e assertivo. 

Através dessa ferramenta você pode organizar e administrar todas as vagas em aberto na sua empresa, desde a construção da job description até a customização do seu funil de contratação. Ainda nesse sentido, nesta plataforma você pode criar testes e parâmetros que automatizam todas as etapas do processo.

Note que nada impede você de aproveitar as grandes vantagens que um ATS te proporciona, sem deixar de lado a abrangência de divulgação dos sites de vagas,  pois essas duas formas combinadas trazem resultados interessantes para o seu processo seletivo. 

Então, além dessas vantagens que mencionamos, a contratação de um ATS traz muitos benefícios ao setor de RH, como veremos no próximo tópico. 

As principais vantagens de um ATS

Elencamos para você algumas vantagens muito interessantes que o ATS pode proporcionar a sua empresa. Confira!

Economia 

Utilizar uma ferramenta para automatizar o processo de recrutamento e seleção, tornando-o mais eficiente representa economia de recursos. Essa é uma das vantagens do ATS. 

Assim, com o uso de um software desse tipo, você pode diminuir em até 47% os custos totais dos seus processos seletivos, como comprova os resultados do ATS da TalentBrand

E essa economia vai além: essa ferramenta também reduz o tempo que os  profissionais de RH dedicariam a processos morosos e dispendiosos. Consequentemente, esses gestores ficam mais disponíveis para focarem em etapas que exigem um contato direto com os candidatos, como as entrevistas.

Otimização e padronização das operações

Fornecendo aplicações que abrangem praticamente todas as etapas do processo seletivo, a plataforma do ATS permite agregar todas as informações em um único local. Muito mais simples do que organizar e classificar os candidatos manualmente, não é?

Ademais, ao implementar essa ferramenta, você poderá mapear todas as etapas e, assim, padronizar o método como o RH vai realizar suas atividades nos recrutamentos. Isso é importante para uniformizar a seleção para todas as vagas disponíveis na empresa, garantindo assim os melhores resultados na íntegra.

Melhora a experiência do candidato

A estratégia desenvolvida pelo RH em conjunto com os demais gestores foi bem sucedida! Você encontrou o candidato perfeito, mas, devido a problemas na comunicação, o escolhido escapa entre seus dedos! Que frustração, não é? Mas o ATS pode te ajudar a evitar esses problemas.

A plataforma deste software permite que você tenha maior controle sobre o processo, melhorando a comunicação com os colaboradores em potencial, como, por exemplo, o envio de feedback a todos os candidatos, aprovados ou não. 

Essa postura mostra o comprometimento e seriedade da empresa, fortalecendo sua marca empregadora, estimulando o marketing espontâneo e tornando as suas vagas mais desejáveis aos talentos disponíveis no mercado.

*

Enfim, agora você já conhece o ATS e o quanto essa ferramenta pode ser benéfica para seu departamento de RH. Todas essas vantagens proporcionadas pela implantação deste software, agregam valor para a marca empregadora da empresa

Se você quer tornar o seu RH mais digital e garantir todas as vantagens e facilidades que as ferramentas tecnológicas podem oferecer, que tal começar escolhendo um ATS? 

A Talentbrand ajuda você a automatizar e customizar esse processo de recrutamento e seleção de candidatos. Saiba mais sobre como funciona o ATS e descubra uma interface amigável e intuitiva, extremamente simples de usar!

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN