Controlar a ansiedade na entrevista de emprego é algo pelo qual muitos candidatos temem não conseguir. E como sempre falamos aqui, os recrutadores estão preparados para analisar todo tipo de reação que o corpo dos candidatos possa expressar a fim de compreender seu perfil, entender como ele consegue lidar com a pressão e assim por diante. Nós, inclusive, chegamos a escrever um artigo sobre isso que vale como leitura complementar.

Pensando nisso, decidimos escrever um artigo onde falaremos um pouco sobre a ansiedade e o nervosismo, que são comuns aos candidatos, e os passos necessários para que seja possível controlar a ansiedade e superar o medo de processos seletivos em geral.

 

Acompanhe!

 

Sobre o nervosismo e ansiedade

Atualmente os processos seletivos estão cada vez mais difíceis, com mais etapas, os entrevistadores também estão mais bem preparados e, por isso, não são poucos os candidatos que se rendem ao nervosismo e a ansiedade.

Além disso, a dificuldade de encontrar um bom emprego ainda aumenta o nervosismo e interfere negativamente no desempenho do candidato durante algumas etapas como as entrevistas dinâmicas e as entrevistas um a um. Em geral, as pessoas ficam com medo de falar algo errado na entrevista, medo da rejeição e do fracasso…quando notam, já estão suando, estão agitados, gaguejando e assim por diante.

E justamente para diminuir, ou até mesmo acabar, com este problema é que passaremos agora um lista com 5 passos que trarão mais calma e serenidade em processos seletivos…veja.

 

Passos para controlar a ansiedade na entrevista de emprego

Esteja preparado

Treine falar com outras pessoas sobre suas experiências e características, procure dormir cedo na noite anterior, certifique-se de levar todos os documentos solicitados, saiba o máximo possível de informações sobre a empresa, o cargo e o mercado referente à vaga.

 

Chegue cedo

Chegar cedo, além de mostrar comprometimento, faz com que o candidato possa ir reconhecendo o ambiente, repasse algumas informações da sua preparação e vá se tranquilizando. Chegar direto para a entrevista pode deixar o candidato afobado e prejudicar o controle da ansiedade.

 

Seja “pé no chão”

Você precisa conhecer bem a vaga da qual está se candidatando e ter plena ciência de que está apto à realizar as tarefas envoltas no cargo. Desta forma, saberá responder às perguntas e não se sentirá tenso.

 

Esqueça a concorrência

Não se esqueça, especialmente em entrevistas dinâmicas, que todo candidato está ali com o mesmo objetivo que o seu e, provavelmente, com os mesmos medos também. Sendo assim, se concentre em você e não foque nos outros candidatos.

 

Seja você mesmo

Procurar passar algo que você não é pode ser um grande tiro no pé e deixar o candidato ainda mais tenso. Por isso, seja você mesmo nas entrevistas e, assim, não se preocupe em lembrar de algum ponto que você ACHA que o entrevistador vai querer ouvir.

 

DICA EXTRA: conte com parceiros na busca por novas oportunidades. Com profissionais especializados, você pode ter mais tranquilidade já que não precisa mais ficar atrás das vagas e ainda tem a certeza de que irá apenas em entrevistas para cargos que atendam à sua expertise.

 

Se quiser saber mais sobre como controlar a ansiedade na entrevista de emprego, continue acompanhando nossos conteúdos.

Tags:

Related Article

0 Comments

Leave a Comment