A administração de recursos humanos sempre foi uma parte importante das empresas. Descubra aqui como a gestão de RH é um grande diferencial para o crescimento de uma empresa.

A administração de recursos humanos é um conjunto de técnicas aplicadas na definição de sistemas de gestão e desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa. Hoje, reconhece-se que o principal ativo da organização é o capital humano. 

Logo, para se destacar e obter vantagens de mercado, a empresa deve preocupar-se com a excelência do gerenciamento do RH. Tal questão torna-se ainda mais significativa diante de Revolução Digital. Dada as contínuas transformações, a gestão estratégica de RH se torna cada vez mais importante.

No entanto, como você bem sabe, estar a frente deste departamento não é uma tarefa simples. Por este motivo, neste texto iremos falar sobre o que compõe a administração de recursos humanos e como o RH pode ser um grande trunfo para no planejamento estratégico de uma empresa. Confira a seguir!

O que compõe a administração de RH?

A principal missão da administração de recursos humanos é garantir que a organização tenha o capital humano necessário para seu funcionamento. 

Além disso, é função do RH implementar sistemas para que esses colaboradores entreguem seu melhor desempenho, contribuindo assim com o crescimento sustentável dos negócios.

De forma geral, as atividades relativas à gestão de RH podem ser agrupadas em 4 eixos principais:

Seleção e Recrutamento

O objetivo do RH no recrutamento e seleção de um colaborador é a procura da correspondência entre as necessidades da empresa e as competências de um candidato. Para isto, é necessário que o RH esteja alinhado com gestores de todos os setores da empresa.

Assim, é possível identificar a demanda de novas contratações. Com base nessas informações, os gestores de RH podem estabelecer estratégias assertivas para selecionar os talentos mais competentes e mais aderentes a vaga em questão.

Treinamento e desenvolvimento profissional

A administração de recursos humanos é um trabalho contínuo. Logo, a função do RH deve considerar tanto as necessidades presentes quanto as projeções para o futuro da empresa. Aqui, podemos incluir o planejamento de carreira, treinamentos e desenvolvimento de talentos, por exemplo. 

Deste modo, a estratégia de gestão de RH, ao envolver a formação e evolução dos profissionais da empresa, impacta a retenção de talentos e a estabilidade do quadro funcional.

Remuneração e benefícios

Por muito tempo, a gestão de recursos humanos limitou-se ao controle de folha de pagamentos. Contudo, no formato do RH 4.0, a remuneração dos colaboradores é considerada tanto como um custo quanto um investimento. Deste modo, a política de salários adquire função estratégica.

Isso porque a remuneração de pessoal é onerosa, mas também pode ser um catalisador da produtividade. Afinal, um colaborador bem remunerado se sente valorizado e motivado. Assim, tanto o salário, como os benefícios são elementos estratégicos na administração de recursos humanos.

Relacionamento e bem-estar dos colaboradores

O RH é responsável por garantir o bem-estar dos colaboradores durante o trabalho. Por sua vez, qualidade de vida no trabalho está diretamente relacionada  a percepção do trabalhador sobre seu bem-estar físico e psicológico. 

Isso não se restringe ao exercício da função, uma vez que oferecer benefícios adequados proporciona maior tranquilidade aos colaboradores dentro e fora do trabalho.

Ademais, a comunicação assertiva também é um elemento fundamental para o relacionamento entre gestores e equipes, aumentando a satisfação dos colaboradores, e o engajamento com os objetivos, a missão e a cultura organizacional.

A importância da Administração de Recursos Humanos

Das pequenas às grandes empresas, seja qual for o porte de sua empresa, a administração de recursos humanos é basilar para o sucesso dos negócios. Desta forma, deve ser considerada como a força motriz da implementação da estratégia global da organização.

A importância da administração de RH pode ser entendida em vários aspectos:

  • Ao nível da produção, o RH possibilita à empresa dispor de quadro funcional competente, impactando a produtividade da empresa;
  • No plano comercial, a gestão de RH contribuirá para a contratação de vendedores mais competentes e motivados, impactando positivamente os resultados das vendas e aumento dos lucros;
  • Do ponto de vista financeiro, a gestão adequada de pessoal permitirá reduzir os custos. A economia de recursos decorre desde a maior eficiência nas contratações até menores taxas de rotatividade;
  • No nível estratégico, a administração de recursos humanos permite que a empresa se diferencie da concorrência pela excelência do seu capital humano. Colaboradores satisfeitos permitirão que a empresa crie valor adicional para os clientes e são propensos da realizar marketing orgânico à organização.

Em resumo, quanto mais uma empresa conseguir criar e comercializar uma proposta valiosa para o colaborador, maior a probabilidade de contratação dos melhores talentos do mercado. Para fazer isso, é necessário implementar uma boa gestão de recursos humanos. 

Hoje, as empresas devem fazer o máximo para entender o que os candidatos fazem de melhor e atribuir-lhes cargos que lhes permitam utilizar plenamente suas habilidades e conhecimentos. 

E então, como você avalia a administração de recursos humanos do seu departamento? As estratégias e ferramentas escolhidas são favoráveis para recrutar os candidatos mais qualificados do mercado? Uma forma de otimizar os resultados do seu RH é adotando soluções digitais, como o ATS da Talentbrand!
O que acha de começar agora mesmo? Agende sua demo com a Talentbrand e saiba como nossa plataforma vai destravar os processos e oferecer uma experiência única para candidatos e recrutadores da sua empresa.

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN