Muito além da comunicação interna, o endomarketing é direcionado para engajar os colaboradores e fazê-los vestir a camisa da empresa. Saiba mais sobre sua importância neste post! 

Endomarketing ou marketing interno, refere-se a uma estratégia que envolve a promoção da missão, objetivos, propósito, cultura, produtos, serviços e marca da organização para seus próprios colaboradores. Trata-se de uma abordagem que surge da sinergia entre as áreas de marketing e recursos humanos.

Tal como outras formas de marketing e publicidade, o endomarketing é fundamental para toda empresa que deseje permanecer competitiva no mercado. Inclusive, sua inexistência pode prejudicar até mesmo o esforço do RH no recrutamento e seleção, dificultando a contratação e retenção de talentos

Neste sentido, o RH tem um papel importante a desempenhar. Quer conhecer mais detalhes sobre a importância das práticas de endomarketing e qual é a participação do departamento nesta estratégia? Então, continue lendo!

Qual a importância do endomarketing? 

O endomarketing vem se tornando um fator cada vez mais crítico para as empresas. Essa estratégia utiliza ferramentas de marketing voltadas para atrair e reter o cliente interno – o colaborador.

Subestimar o peso desta estratégia pode afetar negativamente seus resultados financeiros. Afinal, é difícil para os colaboradores se importarem com seu trabalho se não entenderem o valor da organização ou não são reconhecidos pelo trabalho que entregam.

Além disso, quando uma organização entende que seu melhor ativo é o seu capital humano e reconhece a necessidade de trabalhar sua a reputação internamente, também envia uma mensagem a seus potenciais clientes. 

Não é à toa que o bilionário britânico Richard Branson disse certa vez: “Se você tomar conta de seus funcionários, eles tomarão conta dos clientes”. As ações de endomarketing são tão – ou mais –  importantes quanto o plano de marketing externo. 

Isso decorre do fato do colaborador satisfeito com suas condições de trabalho, ser mais comprometido, produtivo e muito mais propenso a fazer propaganda espontânea da empresa. A seguir, vamos conhecer alguns outros benefícios do endomarketing para o seu RH! Confira!

Conheça alguns benefícios do endomarketing

  • Aumento da motivação 

Ter colaboradores que vão trabalhar todos os dias com entusiasmo, com vontade de contribuir, é uma grande vantagem, em qualquer setor ou atividade. O endomarketing impacta positivamente o clima organizacional, gerando aquela motivação extra que é sempre necessária para se destacar e alcançar o sucesso no mercado.

  • Aumento da produtividade

Quanto maior a motivação, maior a produtividade. Empresas com um péssimo ambiente de trabalho sofrem com a queda de produtividade. No entanto, aquelas que fazem endomarketing e se preocupam com o bem-estar de seus colaboradores, alcançam resultados melhores e evitam desperdício de recursos humanos e materiais.

  • Menor rotatividade

Outra vantagem subjacente do endomarketing é conseguir uma taxa de rotatividade de pessoal mais baixa. Colaboradores engajados e motivados, estão satisfeitos em seu trabalho. Portanto, é pouco provável que busquem ativamente outras oportunidades. O resultado é maior retenção de talentos e menores custos para o seu RH.

  • Melhor integração entre setores

Um dos principais benefícios do endomarketing é promover a coordenação entre as diferentes áreas. Isso permite o desenvolvimento e a implementação mais assertiva dos planos e estratégias. Com essa integração, toda a empresa compartilha valores e objetivos comuns e o trabalho colaborativo gera melhores resultados.

  • Melhor saúde mental

Trabalhar pode ser estressante e exaustivo. Portanto, também é tarefa do endomarketing encontrar uma forma de promover a saúde ocupacional e mental dos colaboradores. 

Dessa forma, evita-se o absenteísmo, ausências devido a problemas de saúde que poderiam ser prevenidos. Menor estresse reflete em  maior produtividade.

Cuidado: endomarketing não pode ser um faz de conta

Como o endomarketing é complementar a outras estratégias essenciais do setor de RH, é preciso aplicá-lo conjuntamente a outros elementos e diretrizes de relacionamento com o cliente interno. O endomarketing de “faz de conta” pode ser um grande tiro no pé.

Como no marketing externo, primeiro, você precisa conhecer as pessoas que trabalham para sua marca. Quais são as suas motivações, problemas, paixões, características, necessidades, onde e como vivem, o que fazem fora da empresa, etc. 

Para que alcancem a excelência em sua performance, os colaboradores precisam ter sua importância reconhecida na empresa – bons salários, benefícios atraentes e competitivos, plano de carreira, etc. 

Note que o endomarketing requer uma política de incentivo à comunicação interna. Logo, uma forma de rastrear informações sobre os colaboradores é realizar pesquisas clima institucional e aplicar avaliações de desempenho de gestores. 

Mas atenção: as ações de endomarketing devem ser contínuas, pois o marketing interno não é um fim em si mesmo. Após desenvolver e implementar um plano, você, sua equipe de RH e o time de marketing da empresa, precisam mensurar os resultados da abordagem escolhida e procurar maneiras de torná-la melhor. 

E então, como o endomarketing é realizado na sua empresa? Qual a participação do seu RH? Reavalie sua estratégia, identifique falhas e busque continuamente maneiras de responder às mudanças e expectativas de mercado e colaboradores da organização.

Agora você sabe a importância do endomarketing para as empresas e como o papel do RH é crucial para o sucesso da estratégia. Quer começar com o pé direito? O ATS da Talentbrand proporciona uma excelente experiência aos candidatos durante todas as etapas do processo seletivo. Interessado?
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