Quer renovar a sua estratégia de recrutamento, ser mais proativo e inovador? Conheça as 6 melhores táticas para atrair talentos para sua empresa!

Já se foram os dias em que um salário favorável era o único critério para um candidato escolher uma empresa. Hoje, outras táticas para atrair talentos estão disponíveis para você se destacar da concorrência e conquistar o coração dos candidatos!

Assim, o segredo é tornar-se uma empresa atrativa aos olhos dos seus potenciais colaboradores. Para tornar isso realidade, o Inbound Recruiting é uma excelente estratégia para integrar em sua estratégia de recrutamento. 

Esse método para atrair novos profissionais se enquadra perfeitamente ao comportamento atual dos candidatos. Então, se você está procurando por dicas práticas para implementar nos processos seletivos da sua empresa, o artigo de hoje é para você! Boa leitura!

Recrutamento Inbound: táticas para atrair talentos

Em poucas palavras, o recrutamento Inbound refere-se a um conjunto de métodos que visam aprimorar sua marca empregadora e criar uma experiência única para candidatos e futuros colaboradores, utilizando ferramentas de marketing. Pronto para descobrir algumas dessas táticas? Vamos lá!

Tática 1 – Identifique seus alvos

Quer falar diretamente com os perfis que deseja recrutar, encantá-los, tocá-los no coração? Seu foco principal deve ser conhecer bem os seus alvos de recrutamento, de forma a definir com clareza a mensagem que pretende lhes transmitir, adotando uma comunicação adequada.

Para isso, o Recrutamento Inbound recomenda que você construa sua persona candidata, uma representação fictícia do seu candidato perfeito. A ideia é sondar todas as aspirações e expectativas do seu alvo, para melhor captar a sua atenção – uma excelente forma de inovar no seu processo de recrutamento.

Tática 2 – Desperte o interesse

Sua missão aqui é dupla: criar o desejo de trabalhar com sua empresa e envolvê-los no processo de candidatura. Para isso, procure destacar a visão de sua empresa, sua história, sua missão, mas também seus produtos e serviços.

Você pode, por exemplo, revelar aspectos do ambiente de trabalho, fornecendo uma visão geral do que espera o candidato no seu dia-a-dia, caso seja contratado: um ambiente de trabalho agradável, academia, futuros colegas, benefícios, dentre outros.

Outra prática para despertar o interesse dos candidatos é fornecer o máximo de informações possível. Adicione artigos ao seu site de carreira, seja transparente sobre seu processo de recrutamento, etc. Em suma, forneça conteúdo direcionado que atenda às suas expectativas!

Tática 3 – Exponha seus valores

Como você provavelmente sabe, os candidatos estão cada vez mais sensíveis às principais questões sociais e ambientais. Em busca de sentido em seu trabalho, desejam iniciar uma experiência profissional ao lado de empresas éticas, socialmente comprometidas e preocupadas com o bem-estar de seus colaboradores. 

Logo, procure afirmar o posicionamento da sua empresa com uma comunicação centrada nos seus valores. Transparência e autenticidade são essenciais, mas também são um grande desafio na era digital! Então, não deixe de alinhar suas mensagens com suas ações, e cuide da sua reputação online!

Tática 4 – Trabalhe a cultura corporativa

Intimamente ligado aos seus valores, a cultura corporativa também deve ser transmitida nas suas comunicações e conteúdos. O que a sua empresa tem para oferecer aos talentos que a consideram como futura empregadora? Flexibilidade de horário de trabalho, métodos de gestão, equilíbrio da vida profissional/pessoal, trabalho colaborativo, prêmios de desempenho?

Além disso, preste atenção especial à integração (ou onboarding) de seus novos colaboradores, para ajudá-los a se familiarizar com sua empresa! Este é um ingrediente essencial para o recrutamento de sucesso. Dê uma visão geral de tudo o que o caracteriza como organização e contribua para o bem-estar dos seus colaboradores.

Tática 5 – Proteja seu talento da concorrência

Atrair talentos é importante, mas retê-los é fundamental! Para fazer isso, procure permanecer atraente após o recrutamento. Em outras palavras, para evitar que seus colaboradores se afastem de você em busca de novas oportunidades, certifique-se de proporcionar-lhes vantagens, mas também permitir que evoluam e aumentem suas habilidades.

Portanto, aposte na formação contínua e estabeleça programas de formação adaptados às necessidades de seus contratados e às suas tarefas. Isso implica em promover uma cultura de aprendizagem, ou seja, partilha de know-how internamente, workshops de co-desenvolvimento, sessões de aprendizagem ou coaching de equipes, dentre outras.

Tática 6 – Forneça uma experiência do candidato memorável!

Quer causar uma boa impressão? Nesse caso, a experiência do candidato que você oferece deve ser incomparável. Certifique-se de proporcionar aos seus participantes uma experiência agradável durante o recrutamento, uma forma envolvente de iniciar o relacionamento profissional, que já diz muito sobre você!

Para isso, a seleção dos profissionais deve ser clara e estruturada. Assim sendo, não deixe de fornecer informações durante todo o processo. Uma estratégia interessante é personalizar suas trocas com candidatos o máximo possível, para mostrar que você valoriza cada uma das inscrições. Isso pode ser feito facilmente utilizando um software ATS, como o da Talentbrand.

*

No post de hoje você descobriu as 5 melhores táticas para atrair talentos para sua empresa. Como vimos, os pontos fortes aqui são as estratégias de recrutamento inbound. Em outras palavras, métodos emprestados do marketing para serem implementados fora da estrutura do processo de recrutamento.

Desde destacar a sua cultura corporativa até trabalhar a sua marca empregadora, sem esquecer de estimular o interesse na função e de oferecer condições de trabalho vantajosas, seus diferenciais devem criar, desde o início, interesse e encantamento pela sua empresa entre os candidatos.

E então, preparado para usar essa metodologia de recrutamento para atrair os melhores e mais talentosos profissionais? Agende uma demonstração gratuita do ATS da Talentbrand e conheça todas as funcionalidades que proporcionamos ao seu RH!

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN