O engajamento dos colaboradores mede o grau de envolvimento das pessoas que trabalham em uma empresa com a cultura corporativa da mesma. Este dado influencia diretamente a motivação em contribuir para a concretização dos objetivos corporativos.

Desde o início da pandemia da Covid-19, empresas de todos os setores têm lutado para manter seus colaboradores engajados. Com tantas pessoas trabalhando remotamente, tornou-se fundamental que os líderes encontrassem maneiras de garantir alto desempenho e produtividade.

Somado a isso, questões como a saúde física e mental da equipe também tornou-se uma preocupação. Assim, mostrar aos colaboradores que a empresa se preocupa com eles em um nível pessoal é a chave para um engajamento frutífero.

Portanto, no texto de hoje, vamos apresentar seis formas inovadoras de aumentar o envolvimento das pessoas que trabalham na sua organização! Assim, você poderá garantir que sua empresa saia desta crise de saúde global mais forte do que nunca!

Como aumentar o engajamento dos colaboradores?

Vivemos um momento novo e transformador do ambiente de trabalho. Por isso, o RH está assumindo um papel central na definição de processos estratégicos de negócios. 

Contudo, não existe uma receita mágica que satisfaça a todos, mas existem algumas tendências para melhorar o engajamento dos colaboradores com as quais muitos especialistas em gestão de RH concordam. Confira a seguir!

1. Deixe que todos contribuam para as mídias sociais

Abra as portas para todos contribuírem com os canais de mídia social. As equipes de marketing e comunicação geralmente são responsáveis pela supervisão das redes sociais. 

Mas, outras pessoas também podem ter um conteúdo valioso, que fale ainda mais de perto com as necessidades dos clientes, em vez de apenas “falar da marca”. 

Não é necessário que participem com frequência, mas criar mais oportunidades para isso, pode aumentar a taxa de engajamento entre os colaboradores.

2. Treine e aprimore as habilidades dos colaboradores para expandir suas funções

O rescaldo da pandemia pode criar mais problemas em relação à retenção das pessoas trabalhadoras que, agora, têm a oportunidade de trabalhar para todo um novo conjunto de empresas que não necessariamente estão em sua localização geográfica. 

Fornecer-lhes programas de treinamento, pode ser uma excelente maneira de desenvolver as habilidades da força de trabalho a sua disposição. Simultaneamente, mostra o compromisso da empresa com as contribuições desses indivíduos.

3. Faça com que as equipes apresentem indicadores-chave de desempenho

O verdadeiro engajamento dos colaboradores vai além da confraternização entre os membros da equipe e gestores. Sobretudo, é preciso mostrar aos colaboradores que a empresa valoriza e confia na entrega de resultados por cada um.

Uma maneira de promover isto é fazer com que a equipe, coletivamente, proponha os KPIs (Key Performance Indicator) pelos quais eles serão medidos. Envolvê-los nesses aspectos contribui para que se comprometam com um resultado positivo para todos. 

4. Comemore pequenas vitórias

Muitas empresas estão lutando para manter seus colaboradores engajados e motivados nesta era de automação. Assim, uma maneira de fazê-lo, é celebrar as pequenas vitórias. Isso ajuda lembrá-los de que eles são membros importantes de sua equipe.

Demonstrações simples podem fazer uma grande diferença no sentimento de pertencimento das pessoas. Por exemplo: enviar um e-mail ou um presente de agradecimento pelo trabalho árduo realizado, e até celebrando algumas conquistas ao longo do tempo de serviço.

Dessa maneira também é possível mostrar ao colaborador qual é o seu gatilho dominante de engajamento, motivando-o a produzir mais e aumentando seu rendimento na empresa.

5. Permita que os funcionários desenvolvam seus próprios cronogramas

Desde 2020, muitas empresas perceberam que a maioria das reuniões poderia ter sido por e-mail e que o microgerenciamento, frequentemente, não é benéfico para a realização do trabalho.

Dessa forma, permitir que funcionários desenvolvam seus próprios cronogramas com base nos prazos e prioridades definidos pela empresa, os possibilita a trabalhar no ritmo e no período de maior produtividade pessoal.

6. Contrate estrategicamente

Construir uma equipe de membros comprometidos emocional e intelectualmente começa com o processo de recrutamento. Assim, os processos de contratação devem ser orientados para o engajamento. 

Isso significa não tratar apenas de habilidades (hard skills), mas também o alinhamento com a missão, a cultura e os valores da organização.

Como você deve ter concluído, o engajamento dos colaboradores e a cultura da empresa andam de mãos dadas. Por isso, favorecer lucros em detrimento de pessoas, pode ser muito prejudicial aos negócios, já que esta abordagem resulta em pessoas menos produtivas e envolvidas com seu trabalho.

Quando nos concentramos em culturas de trabalho positivas e criativas, obtemos uma equipe enérgica e dedicada, que impulsiona a produtividade e o desempenho da empresa.

Portanto, para atrair e reter talentos, certifique-se que a contratação será coerente com uma estratégia bem definida, que tenha como norte o engajamento de todos os colaboradores.

Para concluir, uma citação de Simon Sinek, autor do livro “Comece pelo porquê —

como grandes líderes inspiram pessoas”:

“Trabalhar duro por algo com que não nos importamos é chama-se estresse, trabalhar duro por algo que amamos é chama-se paixão”.

E esta deve ser a meta do seu RH: contratar talentos apaixonados pelo que fazem e tomam medidas positivas para promover a reputação e os interesses da organização!

Quer descobrir as soluções que o ATS da Talentbrand oferece para melhorar a experiência dos seus colaboradores e os níveis de engajamento? Agende hoje uma demonstração e conheça as funcionalidades que proporcionamos ao seu RH.

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN