Participar de uma entrevista de emprego é ótimo! Ser bem-sucedido é melhor ainda! Confira nossas dicas!

Você está procurando o emprego dos seus sonhos e conseguiu uma entrevista de emprego? Parabéns! Agora você terá que convencer o recrutador de que você é a pessoa certa para essa vaga.

Geralmente, a entrevista individual é uma das etapas que mais gera estresse, pois o menor erro pode impedir você de conseguir o emprego que deseja. Aqui estão algumas dicas para causar uma boa impressão e convencer o recrutador de que você é o candidato que deve ser contratado!

Vamos lá?

1. Seja pontual

Você sabia que pode passar uma boa impressão ao recrutador antes mesmo de ter cruzado a porta da empresa? Seja pontual! Aparecer na hora, ou mesmo alguns minutos antes, refletirá seu profissionalismo e motivação para o cargo. 

Consulte o endereço e o percurso a fazer no dia anterior à sua marcação ou, melhor ainda, faça um reconhecimento dos locais nos dias anteriores. No Dia D, antecipe-se a engarrafamentos, obras, atrasos do transporte público ou qualquer obstáculo que possa atrapalhar o seu caminho.

2. Cuide da sua postura

Segunda coisa que o recrutador verá quando você se encontrar: sua postura. A linguagem corporal é muito importante, pois a maior parte de sua mensagem virá através de sua postura. 

Logo, mantenha uma postura aberta durante a entrevista. Isso tornará sua mensagem muito mais fácil de entender. Não fique de braços cruzados durante a entrevista ou você parecerá fechado. Da mesma forma, não fique afundado em seu assento: o recrutador verá isso como indiferença e suas chances de causar uma boa impressão desaparecerão.

3. Cuide do seu discurso

Para que sua fala seja fluida e inteligível evite tiques linguísticos. Você pode, inclusive, filmar a si mesmo se apresentando e assistir para verificar inconsistências ou erros grosseiros de discurso.

Normalmente, um recrutador solicita uma apresentação com duração de 2 a 3 minutos. Certifique-se de estar preparado para expor seus pontos fortes de forma convincente e natural. Nesse momento, você também pode antecipar as respostas que dará às perguntas clássicas do recrutador, como “Por que você saiu do seu cargo anterior?”.

Nunca – repito, nunca! – faça fofocas sobre as empresas para as quais você já trabalhou. Por um lado, se você fofoca sobre uma empresa, um recrutador naturalmente pensará que, mais cedo ou mais tarde, você fofoca sobre a empresa para a qual está se candidatando. Além disso, muitos recrutadores entram em contato com a antiga empresa de candidatos que os interessam.

4. Demonstre motivação

Uma das principais perguntas que os recrutadores fazem é “por que você se candidatou a esta vaga?”. Você deve, portanto, explicar sua motivação e o que você pode oferecer para a empresa. Para isso, você deve ter em mente suas motivações e seus anseios profissionais. 

Demonstrar incerteza ou insegurança a respeito da sua carreira significa falta de preparo e profissionalismo. Prepare-se mentalmente e responda com calma e clareza a todas as perguntas que representem uma oportunidade de mostrar o que você realmente quer.

5. Conheça o negócio

Como parte da preparação para sua entrevista, você precisa investigar tudo sobre a empresa. Você deve conhecer suas novidades, sua cultura, seus valores. De qualquer forma, seu conhecimento da empresa será objeto de uma ou mais perguntas diretas, ou indiretas.

Conhecer a empresa é relativamente fácil, principalmente se ela tiver um site, blog, contas em redes sociais, em especial o LinkedIn. Mostrar que você pesquisou informações sobre a empresa também mostrará ao recrutador sua motivação para conquistar a vaga em disputa.

6. Faça perguntas

Por fim, ao concluir a entrevista, o recrutador pode perguntar se você tem alguma dúvida. Atenção! Não desperdice a oportunidade! Mesmo as mais simples perguntas, refletirão seu interesse pelo cargo e pela empresa. 

Nossa dica é: prefira questões gerais, relacionadas à estrutura da organização, por exemplo, a questões mais delicadas como remuneração ou férias! No mínimo, pergunte como será o restante do recrutamento, em quanto tempo você terá um retorno.

*

Agora você tem todas as chaves para uma entrevista de emprego bem-sucedida. Portanto, mantenha a calma e limite o estresse visualizando coisas agradáveis, respire profundamente e, sobretudo, seja você mesmo. Tenha confiança: se o recrutador decidiu conhecê-lo, é porque seu perfil lhe interessa. 

Antes de ir embora, não se esqueça de cumprimentar os outros interlocutores que o receberam quando você chegou. Um recrutador pode perguntar sobre sua atitude com a equipe da recepção. A polidez e o respeito que você demonstrou serão um bom indicador de integração em sua nova equipe. 

Esperamos que esse texto tenha contribuído para o sucesso na sua próxima entrevista. Se você gostou desse artigo, explore o blog da Talentbrand e descubra conteúdos enriquecedores sobre empregabilidade e mercado de trabalho! 

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN