Como evitar adoecer e faltar ao trabalho? Confira nossas dicas para fortalecer o sistema imunológico para trabalhar sem prejudicar sua saúde!

O sistema imunológico é muitas vezes referido como saudável, mas o que exatamente significa isso? Existem formas de fortalecer a imunidade e evitar doenças sazonais, como gripes?

Na verdade, sim! Alguns hábitos podem ajudar a manter o conjunto de todos os mecanismos de defesa do corpo humano mais responsivo e eficiente em nos proteger contra contaminações, infecções e viroses.

No artigo de hoje reunimos seis dicas simples que você pode aplicar no seu dia a dia para manter ou fortalecer sua saúde no trabalho. Além disso, aqui você descobre porque é importante ter imunidade alta e quais são as causas que levam nossas defesas a diminuírem. Confira!

Por que é importante fortalecer seu sistema imunológico?

O  sistema imunológico é o conjunto de mecanismos de defesa do corpo. Existem dois tipos: inatos e adquiridos. Quando acionado, em decorrência de uma doença, por exemplo, esse sistema oferece uma resposta imune.

Resposta imune inata x adquirida

A resposta inespecífica, que constitui a imunidade inata, atua independentemente do tipo de doença que está combatendo. É a primeira linha de defesa contra infecções. Vários tipos de mecanismos estão envolvidos nesta resposta: membranas mucosas, cílios, pele, fluido lacrimal, etc. 

Todos estes servem como barreiras contra agentes estranhos e impedem a sua proliferação. Existem ainda as células de imunidade inata, como macrófagos e neutrófilos, responsáveis por destruir corpos estranhos de forma não específica.

Já a resposta imune adquirida é proporcionada por células chamadas linfócitos. Existem duas classes de linfócitos: B e T. Ambos possuem memória, ou seja, conseguem reconhecer um agente patogênico caso ocorra um novo ataque pela mesma doença. É nesta propriedade do sistema imunológico que se baseiam as vacinas.

Portanto, é o sistema imunológico que mantém você em excelente saúde. Para isso, ele precisa funcionar de forma otimizada. Mas, por muitas razões, nossa defesa pode se enfraquecer e perder sua eficácia. 

Causas do enfraquecimento do sistema imunológico

Como mencionado anteriormente, o sistema imunológico pode ser enfraquecido. As causas são muitas. Então, para citar algumas delas:

  • estresse crônico: reduz o número e a atividade das células imunes, deixando o corpo mais sensível aos patógenos;
  • sedentarismo;
  • falta de sono: aumenta a produção de hormônios do estresse; e
  • hidratação insuficiente: facilita a penetração de patógenos no corpo e impede a eliminação de toxinas;
  • consumo de álcool: inativa o sistema imunológico por pelo menos 24h;
  • tabagismo: reduz o número de glóbulos brancos e a queda de anticorpos; e
  • deficiência de nutrientes.

Todos esses elementos podem prejudicar nossa saúde, tornando-nos vulneráveis ao ataque de corpos estranhos. Então, vamos conferir as dicas que selecionamos para você fortalecer o seu sistema imunológico?

6 dicas para fortalecer seu sistema imunológico

Como fortalecer o sistema imunológico e evitar o absenteísmo no trabalho? Existem dicas simples, mas eficazes. Descubra a seguir!

1. Reduzir o nível de estresse

Para ter um sistema imunológico forte, você deve começar lutando contra o estresse crônico. Em primeiro lugar, é preciso saber fazer pausas de vez em quando para evitar fadiga e excesso de trabalho. A prática de uma atividade de relaxamento também é recomendada. Pode ser meditação, yoga, leitura, jardinagem ou sair com os amigos. O princípio é fazer algo que possa relaxar e fazer você esquecer suas preocupações.

2. Praticar atividade física regular ao ar livre

A prática de atividade física regular estimula o sistema imunológico, libera tensões, elimina toxinas e oxigena os músculos. Tudo o que é preciso é de 30 a 45 minutos de treinamento esportivo por dia. Esforços intensos não são recomendados, pois causam estresse. O ideal é focar em atividades ao ar livre como caminhadas, natação, ciclismo e corrida leve.

3. Dormir bem para ter mais energia

Saiba que basta uma noite sem dormir para alterar o funcionamento do sistema imunológico. Assim, é fundamental respeitar o tempo de sono recomendado pelos médicos, de 7 a 8 horas por noite  O sono reparador suficiente também permite que o corpo recupere sua energia e isso otimiza a eficácia das células imunológicas.

4. Cuidar do equilíbrio da sua microbiota intestinal

As bactérias boas do intestino, especialmente os probióticos, otimizam a resistência do organismo às infecções. Elas devem, portanto, ser abundantes! Caso contrário, haverá um desequilíbrio da microbiota intestinal e as consequências serão desastrosas. Para otimizar a quantidade de bactérias boas no intestino, recomenda-se o consumo de produtos fermentados como iogurtes, kefir, kombucha, alimentos fermentados, além de uma alimentação rica em frutas e verduras, propiciando um bom ambiente favorável para a microbiota.

5. Suplementar vitamina D (em caso de deficiência)

A vitamina D tem a função de potencializar o funcionamento dos glóbulos brancos que produzem anticorpos e eliminam patógenos. Para impulsionar seu sistema imunológico, você precisa de uma ingestão suficiente desse nutriente. Basta um exame de sangue para verificar sua taxa da vitamina. Caso seja constatada deficiência, o indicado é suplementar vitamina D.

6. Manter-se bem hidratado

Obviamente, beber bastante água ajuda o corpo a eliminar toxinas que podem prejudicar o funcionamento dos elementos naturais de defesa. Para descobrir qual o volume diário de água para o seu organismo, faça o seguinte cálculo: 35ml de água multiplicado pelo seu peso corporal. Veja o exemplo a seguir: 

                        35ml 70kg = 2450ml 2 litros e 450ml (por dia)  

*

Pronto, com essas dicas simples e práticas você fortalecerá suas defesas imunológicas e poderá se dedicar ao trabalho sem comprometer sua saúde e bem-estar! Isso é benéfico para você e para o seu empregador, que saberá que poderá contar com a sua presença e colaboração! Então, vamos transformar essas ideias em ação?

Gostou desse conteúdo? Então acompanhe nossas publicações semanais de artigos pensados especialmente para você, profissional de RH! 

Explore nosso blog agora e descubra!

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN