Contratar um software ATS proporciona diversas vantagens para PMEs. No artigo de hoje, descubra 5 motivos para adotar um ATS para sua empresa!

Os recursos humanos caminham cada vez mais para o recrutamento 2.0, equipando-se com ferramentas poderosas para os apoiar em importantes decisões estratégicas na gestão de pessoas. Dentre as soluções disponíveis no mercado, o software ATS tornou-se indispensável para recrutamento de excelência.

O ATS é útil, até mesmo essencial, para empresas de todos os portes, inclusive as Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Este tipo de empresa tem todo o interesse em equipar-se com o software ATS porque permite automatizar tarefas de baixo valor agregado, além de poupar tempo considerável.  

Se você atua no processo de recrutamento e seleção de talentos para sua empresa, certamente não faltam motivos para adotar um ATS! No artigo de hoje, selecionamos 5 razões pelas quais você deve considerar contratar um ATS em 2022! Confira!

Por que usar um ATS? 

O ATS (Applicant Tracking System) é um software de recrutamento que facilita o acompanhamento e gestão das candidaturas. Evidentemente, o humano deve permanecer sempre no centro da relação empresa/candidato. 

No entanto, o software é uma boa forma de tornar o recrutamento mais cativante, atrair novos talentos e diferenciar-se de outras empresas. A seguir, confira o por quê usar um ATS no seu RH!

1. Gestão de recrutamento simplificada

O principal objetivo do ATS é simplificar o gerenciamento de recrutamento  automatizando tarefas diárias demoradas. Graças ao multicast de ofertas de emprego e à centralização de candidaturas você poderá evitar caixas de e-mails sobrecarregadas e economizar as horas gastas para publicar as suas ofertas em sites de emprego. A interface muito visual do ATS permite: 

  • Gerencie suas inscrições (receber, recusar, ligar, ser entrevistado).
  • Acesse rapidamente informações sobre seus candidatos (CV, carta de apresentação, troca de e-mails, etc.).
  • Gerencie suas campanhas de recrutamento em poucos cliques (publicação e acompanhamento de ofertas: online ou arquivadas). 

2. Melhor experiência do candidato 

Candidatos que passam por más experiências durante um recrutamento tendem a abandonar uma oferta ou uma empresa mesmo que a proposta seja atraente. Então, como o software ATS pode ajudar a melhorar a experiência do candidato? Aqui estão alguns exemplos:

  • Um processo de candidatura simplificado: não há mais formulários intermináveis, os candidatos podem se candidatar às suas ofertas de emprego com apenas alguns cliques.
  • Uma experiência de candidato mais personalizada: você pode automatizar e personalizar suas respostas para cada candidato.
  • Técnicas de recrutamento mais inovadoras integradas no ATS (videoconferência, chatbot, mensagens instantâneas, testes de aptidão, etc.).

3. Marca empregadora valorizada

Fortalecer a marca empregadora da sua empresa aumentará o número de inscrições qualificadas. Se não pensarmos imediatamente em usar seu software de recrutamento para sua marca empregadora, ele oferece recursos interessantes: 

  • Criação de um site de carreiras à sua imagem (fotos das suas instalações, vídeos dos colaboradores, apresentação das suas profissões, etc.).
  • Divulgação de suas ofertas em quadros de empregos direcionados para alcançar os melhores candidatos.
  • Melhor comunicação com seus candidatos: você cria um link e mantém contato com seus candidatos em cada etapa do processo de recrutamento.

4. Melhor monitoramento de desempenho

Um bom processo de recrutamento adapta-se e evolui de acordo com os novos comportamentos e usos dos candidatos. Então, para se manter atualizado e garantir que sua estratégia de RH seja eficaz, nada como analisar estatísticas! 

Ao recrutar com um ATS, você tem acesso a diversos dados para te ajudar a monitorar melhor seus recrutamentos. Com essa ferramenta você tem acesso a gráficos, tabelas e cálculos de SLA, de um, ou de todos os seus processos, analisando os avanços da sua operação e embasando a tomada de decisões.

Aqui estão alguns exemplos de indicadores de RH que você pode coletar com essa ferramenta: 

  • Taxa de conversão de candidatos (candidatos selecionados e contratados).
  • Origem das candidaturas (LinkedIn? Site de carreiras? Sites de emprego? Redes sociais?).
  • Número de candidaturas por oferta de emprego publicada.
  • Tempo médio de recrutamento.

5. Melhor controle de custos e prazos

Adquirir um ATS é um investimento que pode economizar custos a longo prazo. De fato, a ferramenta permite: 

  • Crie uma biblioteca de currículos para antecipar futuros recrutamentos. 
  • Pesquise e encontre candidatos qualificados com mais facilidade.
  • Libere tempo para se concentrar em outros tópicos, como marca do empregador, experiência do funcionário, dentre outros.

Ao otimizar seu processo de recrutamento, você também pode evitar erros de recrutamento devido à má seleção de candidatos ou a uma oferta mal direcionada. No entanto, sabemos que nem sempre é fácil tomar a decisão de investir em uma ferramenta. 

Contudo, existem diferentes planos de contratação de softwares de recrutamento acessíveis a empresas de todos os portes. Assim, você gerencia seu recrutamento como quiser!

*

O ATS é, portanto, uma ferramenta essencial para incluir em seus processos de recrutamento. 

Qualquer que seja a dimensão da sua empresa e as suas necessidades de recrutamento, as suas funcionalidades lhe permitirá dedicar mais tempo a tarefas de maior valor acrescentado e evitar erros de recrutamento ao recrutar de forma colaborativa.

Em suma, um software de recrutamento ATS é um verdadeiro aliado diário dos recursos humanos! Ele apoia os recrutadores ao simplificar o gerenciamento de inscrições e ofertas de emprego, mas também oferece muitos outros recursos (biblioteca de currículos, sourcing, etc.) para construir uma estratégia concreta de RH. Recrutar os melhores talentos nunca foi tão fácil!

Acrescente inteligência e inovação dos processos seletivos com softwares e ferramentas tecnológicas! Uma delas é a plataforma da Talentbrand.

Entenda aqui como funciona!

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN