Recrutamento para pequenas e médias empresas pode ser um desafio. Confira nossas dicas para atrair os melhores candidatos!

Para as pequenas e médias empresas (PME), e também para as start-ups, a concorrência é acirrada para atrair os melhores candidatos, que geralmente preferem trabalhar em grandes corporações.

No entanto, as PME têm muito a oferecer aos colaboradores. Ao ser criativo, alavancar seu valor e fornecer diferenciais que mudam o jogo, você pode garantir que os melhores talentos sejam atraídos por sua proposta de trabalho.

Embora um profissional seja atraído para uma empresa por diferentes razões, no texto de hoje você descobre 5 dicas para atrair candidatos para sua PME. Vamos conferir? 

Recrutamento de sucesso para PMEs

O sucesso de seus esforços de recrutamento depende de quão cuidadosamente você prepara o anúncio de emprego, onde divulga a proposta e, claro, seleciona os candidatos que melhor preenchem os requisitos. 

Ao fazer isso, você garante que entrevistará apenas os candidatos mais promissores, aqueles cujas qualidades estão mais próximas daquelas que você está procurando.

Um processo seletivo eficiente garante menores custos de contratação e taxa de rotatividade (relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores), sendo estes os maiores problemas para a gestão de recursos humanos nas PMEs.

Então, vamos às nossas dicas para que o candidato dos seus sonhos escolha a sua empresa? 

1. Valores correspondentes

Os melhores colaboradores escolhem empresas com as quais se identificam, ou seja, que tenham forte correspondência com seus valores pessoais e profissionais.

Certifique-se de promover claramente os valores que são a pedra angular do seu negócio, como atendimento ao cliente, criatividade e inovação, engajamento social ou posicionamento de mercado. 

Deste modo, atrair pessoas com ideias semelhantes se torna mais fácil e aumenta suas chances de encontrar o perfil ideal.

2. Marca empregadora

De forma geral, as empresas que possuem forte marca empregadora têm uma reputação de excelência em seu setor. 

Assim, para formular uma opinião e fazer uma escolha de emprego, os candidatos mais exigentes costumam usar as redes sociais, espaço que  supõem retratar melhor o ambiente de trabalho e a cultura corporativa.

Para destacar-se dentre seus concorrentes, você pode optar por uma conta no LinkedIn ou até mesmo em outras redes sociais, como o Instagram. O que quer que você queira postar nesta conta, certifique-se de que realmente reflita sua marca de empregador.

3. Transforme seus funcionários em embaixadores

Com a revolução digital a comunicação se tornou mais rápida, aberta e responsiva. Essa transformação tem impacto direto nas empresas, que devem saber usar a informação certa no lugar certo e na hora certa. 

Quem melhor para falar de qualidade de vida no trabalho na sua empresa do que um de seus colaboradores?! 

Para fazer isso, você pode propor que gravem vídeos de depoimentos sobre sua experiência no emprego e solicitar autorização para publicá-los online em seu site de carreira ou redes sociais. 

4. Ofereça uma melhor experiência ao candidato 

Para os candidatos, a experiência que terão ao se candidatar a uma vaga é uma amostra do que os espera se forem contratados. 

Então, por que não tornar essa experiência única? Primeiramente, certifique-se de publicar suas ofertas de emprego nos canais apropriados, dependendo do tipo de perfil que você está procurando. 

Durante o processo de recrutamento, é essencial responder aos candidatos em cada fase, mesmo que a resposta seja negativa. Você pode se destacar da concorrência oferecendo um processo atípico baseado em gamificação, por exemplo. Os processos de recrutamento não precisam ser chatos e impessoais para os candidatos.

5. Benefícios e vantagens

As PME e as start-ups muitas vezes não conseguem oferecer uma remuneração tão elevada como a de um grande grupo. 

Portanto, é necessário lutar com outras armas e capitalizar as vantagens inerentes às pequenas estruturas: possibilidade de assumir responsabilidades rapidamente, satisfação em constatar a concretização direta do próprio esforço, participação ativa na construção de um projeto, ambiente de trabalho descontraído, dentre outros.

Se você não tiver espaço no orçamento para implementar um programa de assistência médica ou odontológica, é importante oferecer aos funcionários benefícios que possam ajudar a melhorar seu bem-estar financeiro, mental e físico.

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Independentemente do porte da sua empresa, se você deseja reter seus talentos, é importante se tornar mais atrativo aos candidatos oferecendo-lhes oportunidades interessantes de crescimento e desenvolvimento profissional.

Reflita sobre os motivos pelos quais o candidato deve escolher a sua empresa e não a concorrente. Ter uma resposta clara e bem estruturada para essa questão pode tornar o seu processo seletivo muito mais eficiente, reduzindo os custos de uma contratação inadequada.

Por fim, vale reforçar que para os candidatos, a experiência durante o processo seletivo é uma amostra do que os espera se forem contratados. Portanto, vale a pena concentrar esforços para causar uma boa impressão! Aplique nossas dicas e garanta o sucesso!

Gostou das nossas dicas? Aqui no blog da Talentbrand você acompanha as principais tendências em Recursos Humanos para pequenas e médias empresas. Explore!

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