Contratar um estagiário é uma oportunidade interessante tanto para o estudante, quanto para a empresa. Confira nossas dicas para fazer a melhor escolha!

A maioria dos jovens universitários deseja realizar um estágio durante a graduação.

Além de uma excelente oportunidade para futuros profissionais, as organizações também se beneficiam com esse tipo de contratação.

Um programa de estágio bem estruturado pode representar um reforço ao time de colaboradores da sua empresa a um custo menor, relativamente aos contratos convencionais de trabalho. 

Soma-se a isso a possibilidade de adquirir novas competências graças ao estagiário, promovendo assim um verdadeiro upgrade no que diz respeito às últimas tendências de mercado.

Contudo, contratar um estagiário não é uma decisão que se possa tomar levianamente. Afinal, existem parâmetros legais a serem observados e cuidados específicos para realizar uma contratação assertiva. No texto de hoje trouxemos algumas dicas para ajudar seu RH a contratar um estagiário perfeito! Confira!

Como contratar um estagiário?

Em 2008, entrou em vigor a Lei n.º 11.788, conhecida como a “lei do estágio”. O principal objetivo desta legislação é normatizar a relação entre empresas e estagiários, estabelecendo regras a serem respeitadas pelas organizações no que tange ao regime de estágio profissional. 

Esse é o conjunto de normas que você deve observar como contratante. Mas além dos aspectos legais, como fazer uma boa contratação de estagiários? Confira as dicas que levantamos para ajudá-lo a organizar o seu próximo recrutamento da melhor forma possível.

  1. Mantenha o relacionamento com as universidades

As instituições de ensino superior são os lugares onde seus futuros talentos estão! Se necessitar de aconselhamento sobre como otimizar o seu recrutamento, não hesite em contactar a coordenação de graduação e os serviços de apoio ao estudante nas universidades. 

Esse relacionamento pode proporcionar importantes insights que podem orientá-lo no seu processo de recrutamento, fornecendo informações valiosas sobre:

  • perfis à procura de um estágio;
  • cursos nos quais o estágio é obrigatório;
  • quando e como se comunicar com as partes interessadas;
  • períodos de maior procura por estágios.
  1. Distribua sua oferta de estágio nos canais certos

Como em qualquer recrutamento, sua visibilidade é essencial para atrair talentos e encontrar o candidato com maior aderência à vaga.

Na seleção de estagiários, você multiplica as oportunidades de contratação ideal diversificando os canais de distribuição do seu anúncio, maximizando assim suas chances de encontrar um diamante bruto! Entre os canais a considerar:

  • redes sociais (Facebook, LinkedIn, etc.);
  • fóruns ou grupos de ex-alunos;
  • sites dedicados a ofertas de estágio e as intranets de escolas e universidades; e
  • eventos estudantis (feiras, conferências para futuros profissionais, etc.).
  1. Faça uma proposta clara 

Como vimos, as possibilidades são vastas para atrair candidatos! Contudo, lembre-se também de elaborar sua oferta de estágio como faria para redigir uma oferta de emprego convencional, especificando:

  • o conteúdo das tarefas;
  • o nível pretendido ou o diploma elaborado; e
  • as condições do estágio (gratificação, vantagens, local e possibilidades de trabalho remoto se necessário, etc.).

Todos esses elementos ajudarão a tornar a sua oferta atrativa!

  1. Avalie critérios relevantes

No momento da entrevista, obviamente você não deve esperar a mesma experiência profissional e nível de habilidade do estagiário como esperaria se ele fosse uma pessoa com maior tempo no mercado de trabalho. Contudo, você pode avaliar outros critérios relevantes, como:

  • conhecimento sobre a empresa e a curiosidade;
  • motivação para ocupar a vaga;
  • capacidade de adaptação e desejo de aprender;
  • adequação da formação e das competências adquiridas com as atividades que lhe serão confiadas; e
  • grau de autonomia.

Para isso, adapte sua grade de perguntas em entrevistas para obter as respostas que deseja e, assim, fazer a escolha ideal!

  1. Analise as características comportamentais dos candidatos

Sabemos que o aluno procura um estágio na esperança de colocar em prática suas habilidades técnicas em uma situação real. Portanto, é injusto ignorar completamente as chamadas hard skills. Dito isto, as soft skills, ou seja as características comportamentais dos seus candidatos, não devem ser negligenciadas e irão ajudá-lo a selecionar a pessoa perfeita.

Isso porque a personalidade e o temperamento do estagiário desempenharão um papel importante. Procure alinhar com o orientador do estágio qual o perfil desejado para um novo integrante em sua equipe, visando garantir, assim, uma boa sinergia entre os envolvidos, e evitar tensões e frustrações.

*

O recrutamento de estágio é especial, pois critérios “padrão” em processos de contratação de colaboradores, como experiência profissional, não fazem sentido; o estagiário procura justamente completar essas lacunas durante a oportunidade que sua empresa está oferecendo.

Portanto, não negligencie o seu preparo para realizar esses processos seletivos. Antes de realizar sua entrevista de emprego, lembre-se de pontuar suas necessidades e expectativas para facilitar a seleção do seu futuro estagiário.

Independente do nível do profissional que você deseja contratar, seja júnior, pleno, sênior ou apenas um estagiário, o processo de recrutamento deve ser feito com seriedade e profissionalismo. A propósito, o estagiário perfeito hoje, pode ser o talento valioso amanhã, então vamos garantir a melhor experiência possível!

Para ir ainda mais longe e aumentar a eficiência do seu recrutamento e seleção, é interessante automatizar as operações do seu RH, adotando ferramentas tecnológicas. Dentre as soluções disponíveis no mercado, um ótimo exemplo é o sistema de rastreamento de candidatos, como o ATS da Talentbrand! 

Quer saber mais sobre as soluções que o ATS da Talentbrand pode oferecer à sua empresa? Agende hoje uma demonstração e conheça as funcionalidades que proporcionamos ao seu RH. Conheça nossos planos aqui!

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN