A experiência do colaborador constitui uma alavanca de engajamento, retenção de talentos e produtividade. Descubra aqui 5 coisas que você pode fazer para melhorar a experiência dos colaboradores da sua empresa!

A experiência do colaborador é o conjunto de interações e vivências experimentadas por este profissional em seu trabalho. Esse conceito engloba todos os aspectos da relação do indivíduo com a empresa, tanto em termos de sua carreira como em seu cotidiano profissional.

Recentemente, na área de Recursos Humanos, tem-se falado muito sobre como melhorar a experiência dos colaboradores. Mas, o que isso quer dizer na prática? Quais medidas implementar para garantir melhorias neste aspecto? 

Tais questionamentos são fundamentais, já que as empresas devem se reinventar continuamente para atrair novos talentos e reter colaboradores, a fim de se manterem eficientes e lucrativas. Ou seja, é crucial que a experiência do colaborador esteja no centro da estratégia de negócios.

Pensando nisso, no post de hoje, trouxemos cinco coisas que você, profissional de RH, pode fazer para melhorar a experiência do colaborador. Acompanhe nossas dicas!

Como melhorar a experiência do colaborador?

Para melhorar a experiência do colaborador, é preciso mais do que sextas-feiras descontraídas e uma mesa de pebolim. Se a sua empresa almeja implementar melhorias neste aspecto, é necessário desenvolver uma forte cultura corporativa, onde o colaborador é o elemento mais importante.

Nesse sentido, as melhores empresas para se trabalhar, possuem uma cultura focada no colaborador que permeia toda estrutura organizacional. Isso significa valorizar os profissionais, investir em programas de treinamento, oferecer oportunidades de crescimento e feedbacks contínuos de desempenho.

Além disso, é preciso que os colaboradores se sintam satisfeitos e engajados com o trabalho e com a missão da empresa. Assim, as pessoas devem saber exatamente como as atividades que executa impactam a organização e também a si mesmas. 

Nem todas as empresas colocam tanta energia na comunicação interna quanto externamente. Mas, para se manterem competitivas no mercado, as organizações precisam reconhecer seus colaboradores como um de seus clientes mais importantes. Então, para melhorar a experiência dos colaboradores:

O que fazer para melhorar a experiência do colaborador?

Concentre-se na integração de recém-contratados

A fase de ambientação ou integração de um novo colaborador é fundamental para a percepção que essa pessoa terá da empresa. Desse modo, esta etapa merece ser preparada estrategicamente, para que o recém-contratado se sinta mais à vontade na empresa e em seu cargo.

Para isso, muitas iniciativas podem ser implementadas, como a designação de um mentor para apoiá-lo no período de adaptação, ou preparar um plano de treinamento personalizado, com reuniões regulares. 

Busque fortalecer a cultura corporativa

A cultura corporativa corresponde ao conjunto de valores, conhecimentos e comportamentos compartilhados pelo conjunto dos colaboradores, e que permite que uma empresa se diferencie de outra. Ter uma forte cultura corporativa fortalece o sentimento de pertencimento dos colaboradores e os motiva.

Atualmente, a cultura corporativa é certamente a pedra angular da experiência do colaborador. Trata-se de um elemento essencial para a coesão das equipes, permite que os colaboradores trabalhem em harmonia. O RH pode estimular momentos de partilha e troca: festejar as vitórias da empresa e aniversários.

 Adote uma gestão flexível

Chega de gerenciamento ultrapassado e hierárquico! Hoje, a gestão deve ir muito além de supervisionar o trabalho. Ou seja, gestores devem estar próximos e presentes para apoiar os colaboradores e fornecer-lhes os meios para atingir seus objetivos. 

Oferecer mais flexibilidade e liberdade, não só aumentará a satisfação dos colaboradores, mas, também sua produtividade. O home office e o horário flexível são dois bons exemplos disso, pois, facilitam a conciliação da vida profissional com a vida pessoal dos colaboradores. 

 Repense seus escritórios para o bem-estar de seus funcionários

A questão do bem-estar no trabalho ocupa um lugar cada vez mais importante nas empresas. Neste sentido, a preocupação é em oferecer um ambiente de trabalho agradável, mas, também propício à produtividade.

Em condições normais, os funcionários permanecem, em média, 39,5 horas por semana no ambiente de trabalho. Portanto, criar espaços confortáveis ​​e funcionais é uma verdadeira alavanca para atrair talentos e, logicamente, retê-los. 

Forneça uma experiência digital

As empresas já não podem fugir a esta revolução digital na configuração de sua estrutura organizacional. Para proporcionar uma experiência satisfatória, as empresas devem oferecer o mesmo nível de tecnologia e digitalização que os colaboradores experienciam fora do trabalho.

No entanto, muitas ainda possuem processos administrativos complexos e demorados, impactando a rotina dos colaboradores. Portanto, é  essencial adotar soluções que permitam aos funcionários gerenciar de forma fácil e rápida essas tarefas administrativas remotamente e a qualquer momento.

*

Como você pode perceber, os fatores que contribuem para a boa experiência do colaborador não são aleatórios. Portanto, para implementar melhorias, é necessário planejamento e estratégias de gerenciamento centradas em pessoas. 

Além disso, a mudança de mentalidade dos tomadores de decisão da empresa é de extrema importância. Somente assim será possível alcançar o equilíbrio entre empatia e negócios, para criar de um ambiente de trabalho onde os colaboradores possam se desenvolverem e se sentirem realizados

Gostou das nossas orientações? Então, pergunte a si mesmo: o que está impedindo seus funcionários de terem uma experiência tão boa quanto a de seus clientes? Quais medidas você pode implementar agora para melhorar o ciclo de vida do colaborador na sua empresa? 

Você pode começar melhorando seu processo de recrutamento e seleção. Afinal, a primeira impressão pode ser decisiva na construção de um relacionamento de sucesso entre a empresa e o colaborador! 

Quer descobrir como as soluções que o ATS da Talentbrand pode te ajudar a melhorar a experiência do colaborador? Agende hoje uma demonstração e conheça as funcionalidades que proporcionamos ao seu RH. 

Conheça nossos planos aqui!

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN