Impulsionar a diversidade no recrutamento implica em garantir um processo de contratação justo a fim de promover um ambiente de trabalho inclusivo. Descubra como no artigo de hoje!

A diversidade no recrutamento e seleção de talentos é reconhecida como um verdadeiro motor da empresa – ainda que para algumas empresas equidade e inclusão sejam apenas palavras da moda em recursos humanos e não necessariamente uma prática a ser impulsionada.

Recrutadores mais experientes e competentes reconhecem que a diversidade é uma grande oportunidade para melhorar o desempenho dos negócios e promover a inovação nas organizações. Infelizmente, nem sempre as medidas criadas para obter um ambiente de trabalho mais diverso são bem sucedidas.

Então, como fomentar, eficazmente, uma cultura corporativa em torno da diversidade e equidade entre os colaboradores? Como providenciar um processo seletivo que viabilize a diversidade no local de trabalho? Se você deseja encontrar uma resposta detalhada para essas perguntas, este artigo é para você. Vamos lá!

Como promover a diversidade no recrutamento?

Focar em iniciativas de diversidade, equidade e inclusão, e integrá-las plenamente aos valores centrais da empresa não apenas impulsiona os negócios, mas também contribui para o desenvolvimento de colaboradores, clientes e da comunidade, criando um ciclo de positividade que beneficia todas as partes envolvidas.

Diante disso, pequenas e médias empresas estão tomando medidas para criar uma cultura corporativa centrada na equidade e inclusão. Infelizmente, a maioria dessas iniciativas falha. Portanto, aqui estão algumas dicas que realmente funcionam para impulsionar a diversidade no recrutamento:

1. Colete e analise dados de diversidade

Estabeleça metas claras e colete todas as informações imprescindíveis para analisar a atual situação da sua empresa em relação à diversidade. Muitas empresas utilizam uma combinação de estratégias quando precisam maximizar os resultados de seus negócios. Por que não fazer o mesmo para promover a diversidade e a inclusão?

Você pode aumentar a transparência e a responsabilidade sobre questões de diversidade por meio de:

  • Coleta e análise de dados de diversidade.
  • Comparação dos números com os de outras empresas.
  • Comunicação de dados com seus principais stakeholders.

Por exemplo, você pode coletar dados sobre se as mulheres estão suficientemente representadas em cargos de liderança em comparação com empresas do mesmo porte e setor. Se você perceber um déficit, defina metas concretas e trabalhe para alcançá-las.

No entanto, é importante analisar os dados com precisão e compartilhá-los com as principais partes interessadas para determinar o caminho a seguir.

2. Revise suas políticas de recrutamento e recursos humanos

Para uma abordagem de recursos humanos focada na diversidade é preciso identificar e abordar sistematicamente os preconceitos no processo de recrutamento, garantindo que os candidatos de diversas origens possam trazer seus talentos e qualidades para a organização. 

Por exemplo, se seus anúncios de emprego são feitos no boca a boca, isso pode acentuar práticas desiguais, porque pessoas de círculos sociais semelhantes costumam praticar networking entre si, excluindo potenciais talentos do processo seletivo.

Além disso, as descrições de cargos da sua empresa podem conter termos tendenciosos (preconceito de gênero, racial, etário, etc). Candidatos qualificados podem se recusar a participar devido à vieses em seus anúncios. Portanto, muita atenção ao elaborar a descrição da vaga!

3. Contrate gerentes inclusivos

Líderes inclusivos contratam com base no talento, e não apenas no currículo. Eles não seguem o método tradicional de julgar um candidato com base em critérios subjetivos como: origem, sexo ou cor da pele. Em vez disso, eles procuram qualidades como criatividade, inteligência e flexibilidade.

Logo, é impossível criar uma cultura de empresa acolhedora e inclusiva se você contratar gerentes que não se importam com esse assunto. Vale ressaltar que preencher cargos de gerenciamento de recursos humanos com perfis diversos também evita preconceitos inconscientes ou velados.

4. Utilize a tecnologia

A tecnologia pode ajudá-lo a promover a diversidade e a inclusão em seu local de trabalho. Por exemplo, o software de gerenciamento e recrutamento de talentos, como um ATS, poderá contribuir para avaliar habilidades, talentos e experiência, dispensando fatores como sexo, origem e idade através de filtros.

Por outro lado, sua equipe de recrutamento precisa lidar com preconceitos estruturais ou inconscientes ao tomar decisões. As ferramentas inteligentes de RH ajudarão você a eliminar o viés nas pesquisas e bancos de dados de currículos.

*

Seguindo essas orientações você poderá impulsionar a diversidade no recrutamento e seleção da sua empresa. Como líder ou gerente de RH, você precisa otimizar o processo de contratação para contribuir com o desempenho dos negócios. Por isso, seja transparente com seu pessoal sobre o porquê esse assunto é importante.

Inclusão e diversidade – individual e coletivamente – ajudam a tornar as pessoas melhores, tanto em suas vidas profissionais quanto pessoais. Com equipes conscientes, engajadas e motivadas, seu negócio poderá alcançar alto nível de excelência! 

Para mais dicas sobre como promover a diversidade e a inclusão na sua empresa, confira outros artigos aqui no blog da Talentbrand! Explore nosso conteúdo e descubra como podemos te ajudar!

Social

INSTAGRAM

LINKEDIN